Vídeo de Moraes sendo vaiado em universidade em 2019 circula como atual

Um vídeo que mostra o ministro do STF e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sendo vaiado por universitários circula nas redes sociais como se fosse atual.

As imagens, no entanto, são de 2019. Na ocasião, o ministro participava de um seminário na Universidade de Coimbra, em Portugal.

O que diz o post

"Xand4o (sic) é ostilizado (sic) em evento. Será que ele vai mandar prender todos?", diz o texto sobreposto ao vídeo.

Nas imagens, manifestantes gritam: "Fascistas, golpistas, não passarão", segurando cartazes e placas com o nome de Marielle Franco.

Por que é distorcido

Manifestação ocorreu em 4 de julho de 2019. Moraes era um dos participantes de um seminário na Universidade de Coimbra (aqui). A Folha divulgou o vídeo (aqui) e também o site Migalhas. Veja abaixo:

Contexto

Também estavam no evento o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel e os então ministros do STF Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello.

Continua após a publicidade

A manifestação teve como alvo o ex-governador carioca, que havia sido eleito em 2018 (aqui) após se associar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (aqui).

Viralização. Compartilhado em 16 de julho no Facebook, o conteúdo soma 24 mil curtidas, 7,4 mil compartilhamentos e 363 mil visualizações.

O conteúdo também foi checado pela Reuters.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes