Carlos Bolsonaro não publicou foto com arma e flores após morte de Marielle

É falso que o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) tenha publicado uma foto segurando uma arma e um buquê de flores logo depois do assassinato da vereadora Marielle Franco.

A desinformação circula desde 2019 e já foi desmentida por veículos de checagem.

O UOL Confere recebeu o pedido de checagem pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Uma mensagem de WhatsApp com a foto de Carlos Bolsonaro é encaminhada com o seguinte texto: "Pra ninguém esquecer essa foto do Carluxo segurando uma arma e um vaso de flores minutos após Marielle Franco ser assassinada".

Por que é falso

Publicação da foto ocorreu dois anos antes do assassinato de Marielle. A imagem de Carlos Bolsonaro segurando uma arma e um buquê de flores foi publicada no perfil dele no Twitter em 14 de setembro de 2016 (veja aqui).

A desinformação também circulou em 2019. Na época, foi desmentida pelas agências de checagem Lupa e Aos Fatos.

Continua após a publicidade

Não há registro de postagens de Carlos Bolsonaro na rede social com a mesma foto ou com comentários sobre o crime entre os dias 14 de março de 2018, quando Marielle foi assassinada, e 15 de março de 2018, dia seguinte ao crime (veja aqui).

O conteúdo também foi checado recentemente por AFP e Aos Fatos.

Sugestões de checagem também podem ser enviadas para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes