Rua com asfalto inacabado é na Romênia, e não obra do PAC no Brasil

É falso que a foto de uma rua de terra com um pequeno pedaço de asfalto tenha sido tirada no Brasil e integre as obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A imagem, na verdade, é de um vilarejo na Romênia e foi tirada em 2020.

Segundo as imagens do local no Google Maps, o asfalto, inclusive, foi removido após a viralização da imagem.

O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz a mensagem

Por que é falso?

O texto da reportagem é intitulado: "Está acontecendo na Romênia: pavimentação digna de campanha eleitoral". Nele se informava que a imagem é, de fato, romena.

Continua após a publicidade

Para confirmar a informação, o UOL Confere usou do recurso Street View do Google Maps (aqui) para visitar a vila e encontrar o local correspondente ao cenário compartilhado. Foi possível encontrar a paisagem, mas na imagem não aparece o trecho asfaltado.

À esquerda, print da desinformação checada. No canto superior direito, a imagem do mesmo asfalto de outro ângulo. No canto inferior direito, a imagem atual da região no Google Maps
À esquerda, print da desinformação checada. No canto superior direito, a imagem do mesmo asfalto de outro ângulo. No canto inferior direito, a imagem atual da região no Google Maps Imagem: Arte/UOL

A captura das imagens da vila no Google Maps aconteceu em 2023. Há outras capturas de 2022 (aqui) e 2012 (aqui), mas também não havia o trecho de asfalto.

Continua após a publicidade

A lista das obras do novo PAC ainda está sendo montada pelo governo federal. Apesar disso, não seria possível incluir o trecho de uma estrada de outro país na relação.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.