Rua com asfalto inacabado é na Romênia, e não obra do PAC no Brasil
É falso que a foto de uma rua de terra com um pequeno pedaço de asfalto tenha sido tirada no Brasil e integre as obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A imagem, na verdade, é de um vilarejo na Romênia e foi tirada em 2020.
Segundo as imagens do local no Google Maps, o asfalto, inclusive, foi removido após a viralização da imagem.
O pedido de checagem foi enviado por um leitor do UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz a mensagem
O conteúdo conta com um vídeo que mostra a foto de uma estrada de terra com um trecho curto asfaltado. Sobre a imagem há a figura de dois homens rindo e o texto: "os candidatos já começaram os trabalho (sic) para as eleições 2024".
Além da cena, é encaminhada a frase: "Novo PAC, encenação no teatro municipal da globosta".
Por que é falso?
A foto é de 2020 e foi tirada na comuna de Nicolae Balcescu, vila de Valea Seaca, no condado de Bacau, na Romênia. Após uma busca reversa da imagem no Google, a reportagem encontrou a mesma foto sendo usada em uma matéria de um veículo romeno chamado Mesajul.ro (aqui) e outras que mostram mais da paisagem ao fundo.
O texto da reportagem é intitulado: "Está acontecendo na Romênia: pavimentação digna de campanha eleitoral". Nele se informava que a imagem é, de fato, romena.
Para confirmar a informação, o UOL Confere usou do recurso Street View do Google Maps (aqui) para visitar a vila e encontrar o local correspondente ao cenário compartilhado. Foi possível encontrar a paisagem, mas na imagem não aparece o trecho asfaltado.
A captura das imagens da vila no Google Maps aconteceu em 2023. Há outras capturas de 2022 (aqui) e 2012 (aqui), mas também não havia o trecho de asfalto.
Repórter diz que asfalto foi retirado após repercussão. Para o UOL Confere, o autor da matéria, Simion Marion, levantou a hipótese de que "possivelmente tenham despejado asfalto na rua principal, e que, no final, tenha sobrado uma pequena quantidade na máquina. Para não ser desperdiçado, foi colocado naquele trecho da estrada. Depois que as fotos viralizaram, as autoridades decidiram retirar o asfalto de lá para não prejudicar sua imagem."
A reportagem também procurou a prefeitura da vila, mas até a publicação desta matéria não teve retorno. Via email, o UOL Confere perguntou a motivação da colocação do asfalto no trecho e a justificativa de sua remoção.
A mensagem associa erroneamente a imagem ao novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento), anunciado por Lula em 11 de agosto (aqui). O Projeto prioriza obras inacabadas e possui objetivo de chegar a R$ 1 trilhão de investimento, contando com PPPs (parcerias público-privadas).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.