Putin não criticou Lula após encontro com Zelensky na quarta-feira
O presidente russo, Vladimir Putin, não fez críticas a Lula após a reunião com Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, na ONU, ao contrário do que alegam postagens nas redes sociais.
A desinformação usa o vídeo de uma entrevista concedida por Putin à CNBC em 2021. Em nenhum momento da gravação o russo faz quaisquer comentários sobre a Ucrânia ou sobre o Brasil.
O que diz o post?
"O presidente da Rússia, Vladimir Putin, emitiu severas críticas em direção ao Chefe de Estado do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, após o encontro desta quarta-feira (20) com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Putin manifestou o seu espanto e desilusão em relação à Lula, a quem ele havia previamente convidado para uma visita à Rússia.
'Eu imaginava que Lula fosse uma pessoa de palavra', declarou Putin, 'alguém que demonstrasse respeito pela segurança russa. Quando estendi o convite para ele visitar a Rússia, ele recusou. No entanto, ao se encontrar com os Zelensky, ele prontamente se apresentou em apoio'.
O líder Russo também recordou uma promessa anterior feita por Lula, a qual permitia a possibilidade do líder russo visitar o Brasil. Putin alegou: 'Lula me convidou a visitar o Brasil, mas, poucos dias depois, ele retirou a promessa e indicou que, caso eu fosse ao Brasil, poderia ser detido por ordem de seus magistrados. O que isso representa? Traição, falta de caráter. Lula demonstrou covardia'", diz uma narração que se sobrepõe a um vídeo de Vladimir Putin sendo entrevistado por uma jornalista.
Por que é falso?
O vídeo usado na peça desinformativa é de uma entrevista concedida pelo presidente russo à CNBC, programa de TV americano, há três anos. Putin estava na "Russian Energy Week", em 18 de outubro de 2021. Na época, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia ainda nem sequer havia começado (aqui) e Lula também não havia sido eleito.
Durante a entrevista com Putin, nem o nome do presidente brasileiro, Lula, ou do ucraniano, Zelensky, são mencionados. Também não há qualquer menção ao Brasil ou a Ucrânia no vídeo. Alguns tópicos conversados são: seus planos de sucessão, conflitos no Oriente Médio, contratos de petróleo, criptomoedas e China e AUKUS. Veja a transcrição da entrevista na íntegra aqui.
Lula, de fato, se encontrou com Zelensky na quarta-feira (20), como mostra a sua agenda oficial (aqui). No entanto, nenhum veículo midiático confiável noticiou críticas de Putin sobre a reunião dos dois (aqui).
Viralização. O vídeo, compartilhado no Facebook em 21 de setembro, soma 160 mil visualizações, 10 mil curtidas e 2,1 mil comentários até a tarde de hoje (22).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.