Em vídeo, Michelle Bolsonaro recebe repatriados da Ucrânia, não de Israel

Um vídeo de março de 2022 que mostra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro recebendo repatriados da Ucrânia circula nas redes sociais como se fosse recente e de brasileiros repatriados de Israel.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O UOL Confere considera distorcidos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Em vídeo que circula no WhatsApp, um homem afirma que ninguém teria ido receber os brasileiros que voltaram de Israel em aviões da FAB, apenas Michelle Bolsonaro. Em seguida, o vídeo exibe imagens da ex-primeira-dama recebendo repatriados da Ucrânia, em 2022, como se fossem brasileiros que vieram de Israel recentemente.

Por que é distorcido

O vídeo é verdadeiro, mas mostra Michelle Bolsonaro recebendo repatriados da Ucrânia, não de Israel, quando ela era primeira-dama em 2022. O então presidente Jair Bolsonaro também estava presente. Confira abaixo em vídeo publicado no canal do UOL no dia 10 de março de 2022:

Também não é verdade que nenhum representante do governo federal tenha recebido os brasileiros vindos de Israel. O ministro da Defesa, José Múcio, recepcionou os brasileiros na base aérea de Brasília (confira aqui e aqui). Após a chegada do primeiro avião da FAB, o ministro concedeu uma entrevista coletiva à imprensa, como foi noticiado (veja aqui).

Continua após a publicidade

Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e Aos Fatos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes