Casca da árvore da graviola não previne ou cura tipos de câncer
É falso que a casca da árvore da graviola pode prevenir ou curar diferentes tipos de câncer, como afirma vídeo compartilhado no Facebook. O Inca (Instituto Nacional de Câncer), ligado ao Ministério da Saúde, negou a afirmação.
O que diz o vídeo
O autor da mentira insere o texto "câncer tem cura sim" no vídeo. O homem aparece filmando uma árvore de graviola, enquanto corta um pedaço da casca do tronco. "Uma das melhores cascas aí para o tratamento do câncer. Todo tipo de câncer, câncer de mama, câncer de próstata. Vou ensinar um chá ou uma 'garrafada'".
Ele orienta que a pessoa coloque um pedaço da casca em água fervente, e consuma 50 ml do chá de duas a três vezes por dia. O autor da publicação diz que tomar a bebida pelo menos uma vez por mês previne o câncer.
Por que é falso
A médica Andreia Melo, chefe da Divisão de Pesquisa Clínica e Desenvolvimento Tecnológico do Inca, desmentiu a publicação, em entrevista ao UOL Confere. "Não há embasamento científico a respeito da associação feita com a graviola".
Tratamento de câncer é avaliado caso a caso. "Pode envolver cirurgia, radioterapia ou tratamento sistêmico (com terapia alvo, imunoterapia, quimioterapia). Pacientes com diagnóstico de câncer devem se consultar com um especialista", explica a especialista.
Abandonar hábitos como fumar, consumir bebidas alcoólicas em excesso e uma dieta irregular ajudam a prevenir um câncer. A médica ressalta a importância de fazer atividade física regularmente, evitar radiação UV e manter as vacinas em dia. "Fazer os exames de rastreio para as idades e indicações recomendadas pelas sociedades médicas".
Os pacientes devem permanecer em acompanhamento médico após o tratamento. Existem diferentes protocolos de acompanhamento para cada tipo de câncer.
Viralização. O vídeo falso no Facebook, compartilhado no domingo (22), registra 159 mil visualizações, 5,8 mil curtidas e 1 mil compartilhamentos.
Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
5 dicas para você não cair em fake news
Deixe seu comentário