Guga Chacra não se emocionou ao falar de vitória de Milei, mas sobre covid

Um vídeo antigo em que o comentarista da GloboNews Guga Chacra se emociona é usado para afirmar falsamente que ele estaria chorando pela vitória de Javier Milei na eleição presidencial argentina em 2023.

Guga Chacra estava falando sobre a pandemia quando se emocionou durante o programa Manhattan Connection no dia 15 de março de 2020.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Um vídeo é compartilhado com o seguinte texto sobreposto: "Jornalista da Globo chora ao vivo ao saber da vitória de Milei". A peça de desinformação exibe um trecho de um telejornal da GloboNews em que o repórter noticia a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas em 2023. Em seguida, o vídeo exibe a imagem do comentarista Guga Chacra emocionado. As duas coisas não estão relacionadas.

Por que é distorcido

O vídeo em que Guga Chacra se emociona é de 15 de março de 2020 durante o programa Manhattan Connection, como é possível ver no fundo da imagem. Na ocasião, ele comentava sobre a pandemia. A reação do jornalista foi noticiada em vários veículos e é possível verificar a data (veja aqui, aqui e aqui).

Não há, portanto, relação entre o vídeo do comentarista se emocionando com o resultado da eleição presidencial argentina em 2023.

Programa não é exibido na GloboNews desde novembro de 2020, o que é outro indício de que se trata de um vídeo antigo (leia aqui e aqui).

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes