Vídeo é adulterado para afirmar falsamente que Embraer quer resgatar Brasil

É falso que um vídeo com supostos dados negativos sobre o país e uma chamada para "resgatar o Brasil" tenha sido produzido pela Embraer. A peça desinformativa inclui os dizeres sobre um vídeo publicitário de 2017, feito para o Paris Air Show.

A sugestão de checagem foi enviada ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Um vídeo publicitário da Embraer de 2017 é compartilhado com várias frases sobrepostas. Ao final do vídeo há a logo da Embraer, o que induz à interpretação de que o conteúdo teria sido produzido pela empresa.

O texto falso é o seguinte: "Os impostos mais caros do mundo. Os juros mais altos do mundo. Os pedágios mais caros do mundo. Os automóveis mais caros do mundo. O combustível mais caro do mundo. A energia mais cara do mundo. Os políticos mais caros do mundo. Os políticos mais corruptos do mundo. O país onde mais se mata policiais. Embraer, terceira maior fabricante de jatos do mundo, atrás da Boeing e Airbus. Desemprego no Brasil é o sétimo maior do mundo em ranking com 51 países. Não temos muito motivos para orgulho. Até quando vamos permitir que esses políticos continuem no poder? Até quando continuaremos nessa passividade? Porque esperar pelo futuro se não tomarmos de volta o nosso Brasil. Que futuro nós desejamos para nossos filhos e netos? Basta. O Brasil só pode contar com você! O que você pode fazer pelo Brasil? Todo poder emana do povo. Vamos resgatar o nosso poder. Vamos resgatar o Brasil. Juntos somos mais fortes".

Por que é falso

A Embraer disse que o vídeo é adulterado e usa imagens da empresa sem autorização. Leia a nota da Embraer encaminhada ao UOL Confere:

A Embraer tomou conhecimento de um vídeo que voltou a ser distribuído em canais de mídias sociais, com dados negativos sobre o Brasil e que utiliza como pano de fundo imagens de aviões da Embraer. Trata-se, lamentavelmente, de um vídeo adulterado, de autoria anônima e, portanto, sem autorização da Embraer. Esse mesmo vídeo já havia sido denunciado em dezembro de 2017. A Embraer repudia o uso indevido de seus materiais institucionais e já alertou os canais de divulgação sobre a natureza falsa desse vídeo. Embraer

O vídeo original foi feito para o Paris Air Show de 2017 e não tem os dizeres sobrepostos à imagem. A gravação foi postada no perfil oficial da Embraer no YouTube com a seguinte legenda: "É tudo uma questão de precisão e eficiência com nosso E19-5E2 e KC-390. Veja você mesmo em nossa exibição aérea do Paris Airshow 2017". Veja abaixo:

Continua após a publicidade

A desinformação é antiga e já foi desmentida em 2018 (leia aqui), em 2021 pela Lupa (aqui), e este ano, pelo serviço de checagem da EBC (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes