Cena de ficção em que policiais recebem propina circula como se fosse real
Uma cena de uma websérie em que policiais recebem propina é compartilhada nas redes sociais como se fosse real. No Facebook, legendas atribuem falsamente a cena a agentes da Força Nacional.
O que diz o post
Um vídeo em que homens fardados pegam dinheiro de supostos traficantes é compartilhado com a seguinte legenda: "Força de Segurança do Ministro Flávio Dino, combatendo os traficantes nos morros do Rio de Janeiro-RJ. Será?! Credito não só num causo desse!". As pessoas, no entanto, são atores e a cena faz parte de uma websérie.
Por que é falso
O mesmo vídeo já foi desmentido por Aos Fatos (veja aqui) e Fato ou Fake do g1 (aqui) em julho, quando começou a circular nas redes fora de contexto.
A websérie "Era uma vez favela" estreou em novembro, e a cena em questão foi publicada como Shorts no canal da série no Youtube dia 20 de novembro (veja aqui).
Segundo a descrição do canal, a série é gravada no Complexo do Chapadão, na Zona Norte do Rio, e "conta a verdadeira realidade das comunidades cariocas". O canal afirma ainda que todas as armas são de airsoft e que as drogas e cédulas de dinheiro são fictícias. O produtor executivo é Leonardo Turco.
Os vídeos são acompanhados de ficha técnica, como é possível ver na abertura do vídeo abaixo:
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lamentou "a disseminação de informações falsas com o intuito de gerar crises e influenciar a opinião pública na internet", em nota ao UOL Confere.
Já a PMERJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) também confirmou que as fardas usadas como figurino na filmagem não são oficiais da instituição.
Este conteúdo também foi checado por Estadão Verifica e AFP Checamos.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.