É falso que Tony Ramos recomendou óleo de avestruz para tratar artrose

É falso que Tony Ramos recomendou o uso de óleo de avestruz para curar a artrose, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais.

O próprio ator negou em entrevista ao UOL Confere ter feito propaganda do produto. Além disso, o post usa um vídeo no qual Tony Ramos fala sobre a estreia da novela "Terra e Paixão".

O que diz o post

Postagem que circula no Facebook mostra um vídeo de Tony Ramos ao lado de Gloria Pires. Sobreposto à imagem é escrito: "Segredo revelado: Tony Ramos conta como acabou com a artrose com óleo de avestruz. '20 gotas pela manhã de óleo de avestruz' Clique em Saiba Mais e Conheça!" .

No vídeo é colocado uma voz parecida com a do ator: "A artrose chegou em minha vida há uns 10 anos". Em seguida é colocada uma voz semelhante a de Gloria Pires: "Eu lembro que o Tony já vinha reclamando algum tempo dessas dores. Eu fiquei preocupado porque ele caiu quando estávamos em uma gravação".

Na sequência, novamente é colocado a imitação da voz de Tony Ramos: "Quando comecei a gravação da novela essas dores aumentaram. Eu cheguei a cair em uma das gravações, foi quando um colaborador da fazenda onde estávamos gravando, me trouxe umas gotas de óleo de avestruz. Logo algumas horas depois as dores haviam sumido. Desse dia em diante, eu comecei a tomar o óleo de avestruz todos os dias. Com seis meses, eu estava curado da artrose no quadril".

Na legenda da postagem, é colocado o seguinte texto: "Segredo para artrite e artrose revelado! Nova Fórmula Natural é indicada por Especialistas em Artrite e Artrose, e acaba com as Dores e Inchaços nos Joelhos, Ombros e Coluna dos Brasileiros, inclusive famosos. Clique no botão "SAIBA MAIS" e conheça!".

Ao clicar no "saiba mais", a propaganda enganosa direciona para um site com indicação de um medicamento chamado "Avestril".

Por que é falso

Ator nega que tenha feito comercial de produto. "Isso é golpe! Nunca fiz propaganda de remédios, nem de laboratórios. É importante as pessoas saberem", disse Tony Ramos em entrevista ao UOL Confere.

Continua após a publicidade

É importante destacar: não tenho acesso a redes sociais. Nunca fiz propaganda da remédios, nem de laboratórios. Nada contra quem faça, agora eu não faço. Portanto, nunca fiz propaganda de remédio. Em terceiro, nunca recomendei [medicamentos para tratar doenças] e o público fique atento a isso. Quem tem que dar receita é o médico, não o artista. Isso não passa de golpe. Tony Ramos, ao UOL Confere

Vídeo usado em post desinformativo é de uma entrevista concedida por Tony Ramos em abril de 2023, durante lançamento da novela "Terra e Paixão" (veja aqui). Na gravação, ele fala especificamente sobre o folhetim, sem fazer qualquer menção à artrose ou ao óleo de avestruz. Veja o diálogo original dos atores:

A gente sempre conversa, amor, paixão e suspense é mandamento número um para uma boa novela. Tony Ramos

E tem humor também, porque o Walcyr dá umas apimentadinhas. Tá muito gostoso. Tenho que falar que o quanto a gente lendo nossos capítulos, o quanto a gente vibra entre nós, vamos bolando histórias. Será que isso é isso a gente tá pensando? Glória Pires

É o tipo de novela que você ler, nós já estamos habituados a ler capítulos e roteiros há anos, então a gente sabe, quando você acaba de ler um capítulo e fala 'meu Deus e agora, para onde vai esse homem?'. E olha muito obrigado a todos pelo carinho muito grande com a gente. Tony Ramos

Não percam a estreia de Terra e Paixão, dia 8, muita terra, muita paixão.. Glória Pires

Continua após a publicidade

E muito suspense. É isso. Tá bom, obrigado. Tony Ramos

Não há sincronia nos movimentos labiais de Tony Ramos com a voz inserida no post desinformativo. No vídeo original também é possível ouvir vozes ao fundo e outros barulhos do ambiente, que não constam no comercial falso.

Reclame Aqui orienta maior cuidado com o site "avestril.com", já que a página foi criada há cerca de dois meses (aqui).

Propagandas enganosas também usam nomes de outros famosos como Raul Gil e Daniel para induzirem os consumidores a adquirirem o "Avestril". Também é utilizada a imagem de Drauzio Varella. Entretanto, o médico brasileiro já destacou que não faz propaganda de remédios ou tratamentos para qualquer doença (veja aqui).

Mercado Livre e Americanas retiraram anúncios de venda do suposto medicamento, após contato do UOL Confere. O Mercado Livre disse em nota proibir a venda de produtos que estejam "em desacordo com a legislação em vigor" e que os anúncios apresentavam "alegações terapêuticas não permitidas" pela Anvisa. Já a Americanas informou ao UOL Confere que "quando identificada qualquer desconformidade", adota medidas que "vão desde a retirada do item até o descredenciamento da loja".

A artrose é um problema de saúde sem cura, que se caracteriza pelo desgaste das articulações, o que provoca dores, inflamações e restrições de movimentos. A Sociedade Brasileira de Reumatologia indica a prática de exercícios físicos como um importante tratamento da enfermidade, além do acompanhamento com um profissional de saúde confiável (veja aqui).

Continua após a publicidade

Viralização: A postagem consta, nesta quinta-feira (7), com 183 mil visualizações, cinco mil curtidas, centenas de compartilhamentos e comentários no Facebook.

Este conteúdo também foi checado pela agência Reuters (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes