Vídeo de protesto contra o Hamas em Gaza é de antes de guerra, não de agora
Um vídeo de um protesto na Faixa de Gaza foi feito meses antes da guerra entre Israel e o Hamas, ao contrário do que induzem publicações nas redes sociais.
O UOL Confere considera distorcidos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Um vídeo, compartilhado no Instagram e no TikTok, mostra dezenas de pessoas em uma rua, aparentemente interditada, erguendo bandeiras brancas e entoando cantos de protesto.
"Um evento surpreendente ocorreu: uma manifestação anti-Hamas na Faixa de Gaza, algo até então inimaginável. Este acontecimento reflete uma inversão dramática de perspectivas, onde os próprios palestinos se posicionam contra o Hamas, enquanto, paradoxalmente, no Ocidente, há protestos em apoio a esse grupo terrorista", diz a legenda da postagem no Instagram.
No TikTok, um usuário compartilha a filmagem e narra: "Palestinos vão às ruas protestar contra o grupo terrorista Hamas. Israel deu uma trégua e eles estão pedindo que Israel continue [os ataques] e elimine completamente o grupo terrorista Hamas".
Sobreposto à imagem, é colocado uma data na postagem do TikTok: 23/11/2023. Além disso, é acrescentada a mensagem "Palestinos protesta contra o Hama. Veja" com dois emojis de pavor.
Por que é distorcido
Vídeo é de antes da guerra. A gravação foi feita por Ahmad ElOtla - o nome dele aparece no canto direito da imagem. Registros do arquivo original da filmagem - compartilhados por ele com o canal de televisão France24 - mostram que o vídeo foi feito em 30 de julho de 2023, pouco mais de dois meses antes da guerra entre Israel e Hamas começar (veja aqui).
Protesto foi contra altos preços e por melhores condições de vida em Gaza, segundo o Times of Israel (aqui), Deutsche Welle (aqui) e conforme o autor da filmagem. Após a viralização, ele fez uma publicação no TikTok (veja aqui e no trecho abaixo) na qual explica melhor o contexto do ato:.
Em relação ao vídeo viral, ele foi filmado pouco antes da guerra, durante manifestações contra os altos preços e o cerco. Não tem nada a ver com a guerra e não foi filmado durante a guerra. Filmei com um telefone que não uso muito, mas durante a guerra tive de usá-lo por falta de luz. Fiquei surpreso ao colocar o vídeo na internet. Ahmad ElOtla, autor da filmagem
Manifestação ocorreu em Al Falouja, uma extensa avenida que abriga residências e edifícios comerciais no norte de Gaza (veja aqui). A identificação do local foi realizada inicialmente pelo coletivo GeoConfirmed - e confirmada por UOL Confere - a partir da comparação de fotos, imagens de satélite e trechos do vídeo. Veja abaixo:
GeoLocation:https://t.co/e3wtAXIP6W
-- GeoConfirmed (@GeoConfirmed) November 23, 2023
Grupo de manifestantes gritaram "o povo quer o fim do Hamas", segundo apurou o UOL Confere. A sonoridade da fala, em árabe, é: "Alshaeb yurid nihayat hamas". A emissora Euronews também identificou essa frase (veja aqui).
De fato, houve registros de manifestações favoráveis ao Hamas no Ocidente, incluindo no Brasil. Também houve protestos em defesa da Palestina e contrários às ações militares israelenses, mas que não defendiam o grupo extremista (veja aqui).
Viralização. Até esta terça-feira (15), uma das publicações já tinha 41.921 curtidas no Instagram.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberEste conteúdo também foi checado por Estadão Verifica (aqui) e pela Lupa (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.