Conteúdo publicado há 4 meses

É falso que WhatsApp será pago e que a Meta vai usar dados dos usuários

É falso que o WhatsApp cobrará taxa de uso e que informações pessoais dos internautas - como fotos e conversas privadas - serão usadas em ações judiciais.

Ao UOL Confere, a Meta, empresa controladora do WhatsApp, afirmou que a plataforma permanecerá gratuita e que os dados dos usuários são protegidos por criptografia.

A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.

O que diz o post

Mensagem intitulada "NÃO AUTORIZO" encaminhada no próprio WhatsApp, diz que a plataforma instituirá uma "nova regra" que facilitará o acesso aos dados dos usuários e que "tudo" que foi feito na plataforma poderá ser usado em ações judiciais.

O texto também diz que o WhatsApp passará a cobrar o valor de 0,01 euros por mensagem, e orienta o internauta a repassar o mesmo conteúdo para pelo menos outras 10 pessoas. Dessa forma, o usuário permanecerá com os dados protegidos e não pagará a suposta taxa.

Veja o que diz a mensagem: "NÃO AUTORIZO. NÃO AUTORIZO. NÃO AUTORIZO. NÃO AUTORIZO. Lembre-se, amanhã começa a nova regra do WhatsApp que permite o uso de suas fotos!! Lembre-se que o prazo é hoje!!! Ele pode ser usado em ações judiciais contra você. Tudo o que você publicou pode ser publicado a partir de hoje, até mesmo as mensagens excluídas. Não custa nada mais do que simplesmente copiar/colar este aviso e encaminhá-lo; É melhor estar seguro do que ser violado. Não dou permissão ao Whatsapp ou a qualquer organização associada ao Whatsapp, como Facebook e Instagram, para usar minhas imagens, informações, mensagens, fotos, mensagens excluídas, arquivos, etc. Isso é real. Eu compartilho!!!!!!!! NÃO AUTORIZO. Compartilhe em 10 grupos e um sinal como este aparecerá no seu WhatsApp: ? isso significa que seu telefone está protegido contra a nova regra. No sábado o WhatsApp será cobrado. Se você tiver pelo menos 10 contatos, envie esta mensagem para eles. Dessa forma, eles verão que você é um usuário regular e seu logotipo ficará azul e permanecerá gratuito. Falou-se disso hoje na imprensa. O WhatsApp custará 0,01 euros por mensagem. Envie esta mensagem para 10 pessoas. Ao fazer isso, a luz ficará azul, caso contrário o WhatsApp ativará o faturamento".

Por que é falso

A Meta não passará a cobrar qualquer valor dos internautas para usar o WhatsApp, afirmou a assessoria da empresa em nota ao UOL Confere.

Continua após a publicidade

Para usar a plataforma de mensagens instantâneas, o internauta precisa apenas da conexão de dados móveis ou estar conectado a uma rede wi-fi para enviar e receber mensagens, chamadas de áudio ou vídeo, garantiu a empresa.

Dados dos usuários são protegidos e pessoais. A Meta afirmou que o WhatsApp "foi desenvolvido com base em uma ideia simples: tudo o que os usuários compartilham com seus amigos e familiares fica só entre eles", protegidos com "criptografia de ponta a ponta".

Isso significa que essas conversas são privadas e que o WhatsApp não pode ler, ouvir ou ver os conteúdos compartilhados. Por essa razão, o WhatsApp não mantém o registro das pessoas para as quais o usuário ligou ou enviou mensagens de texto, de áudio ou imagens. Meta, em nota ao UOL Confere

Texto se contradiz. No começo é dito que a nova regra do WhatsApp passará a valer a partir de "amanhã", sem data especificada, mas, em seguida, diz que ocorrerá "a partir de hoje".

Não há registro em nenhum veículo de imprensa de confiança que a Meta passará a cobrar para usar a plataforma, como diz a mensagem analisada.

Este conteúdo também foi checado pela agência Boatos.org (aqui).

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes