Ginasta não morreu em apresentação por tomar vacina; atleta teve lesão

É falso que uma atleta morreu ou teve um mal súbito durante uma apresentação após tomar a vacina contra a covid-19, como afirmam postagens que circulam nas redes sociais

Na realidade, a atleta francesa Lorette Charpy lesionou o joelho esquerdo em uma competição realizada em 2022.

O que diz o post

"MEU DEU$ JOVEM ATLETA TEM MAL SÚBITO NO MOMENTO DA APRESENTAÇÃO [...] NOSSA ELA CAI PRA TRÁS MISERÁVEL DÓI NA ALMA", diz o texto sobreposto ao vídeo, acompanhado de emojis de tristeza.

Em outra postagem, é dito que a vacina tem relação com o ocorrido. "Meu Deus o que está acontecendo [...] Muitos jovens estam morrendo dessa forma [...] Vacinas???"

No vídeo, uma atleta realiza uma apresentação de ginástica artística, põe a mão no joelho, cai no chão e não se mexe mais.

Por que é falso

Ginasta não morreu ou teve mal súbito. Uma busca reversa de imagens do Google (aqui) leva até dois sites gregos que explicam que a ginasta francesa Lorette Charpy sofreu uma lesão (aqui e aqui).

No vídeo completo do torneio (veja abaixo) é possível ver que a atleta cai e se mexe no final. No mesmo vídeo, ela aparece com uma bandagem no joelho lesionado e abraçando as oponentes aos 37min. O Campeonato Europeu de Ginástica Artística foi realizado em agosto de 2022. Veja:

Continua após a publicidade

Após o torneio, Lorette Charpy deu entrevista lamentando a lesão (aqui). "Acho que meu joelho estava muito relaxado. Estou com muito medo, mas agora só quero pensar na medalha". No Instagram, ela lamentou outra lesão (aqui), também em agosto de 2022.

Vacinas não causam mal súbito (aqui e aqui).

Viralização. Publicações com a desinformação no Instagram e no Facebook, compartilhada nos últimos dias, registram até 2,9 mil curtidas, 654 comentários e mais de 800 compartilhamentos.

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Continua após a publicidade