É falso que Janja pediu para tirar foto com Bolsonaro no Rio

A primeira-dama Janja Lula da Silva não pediu para tirar foto ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro, no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (3).

Ao UOL Confere, a Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) afirmou que Janja "nunca" fez qualquer registro fotográfico com Bolsonaro.

O que diz o post

Compartilhado em plataformas como o Instagram, a imagem mostra uma mulher parecida com Janja, sorridente, tirando foto com Bolsonaro. Sobreposto à imagem, está escrito a seguinte mensagem: "URGENTE! Janja pede pra tirar foto com Bolsonaro e consegue esse feito histórico".

Na legenda da postagem, é escrito o seguinte: "URGENTE JANJA CONSEGUE TIRAR FOTO COM BOLSONARO!!".

Por que é falso

Janja "nunca tirou foto ao lado de Jair Bolsonaro" e não estava no Rio de Janeiro no dia em que o registro foi feito, afirmou a Secom em nota ao UOL Confere.

A foto da mulher parecida com Janja foi feita na última quarta-feira (3), na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, e viralizou nas redes. No mesmo dia, a primeira-dama estava ao lado do presidente Lula na Restinga da Marambaia, também no Rio, mas distante 60 km de onde estava o ex-presidente.

Janja e Lula viajaram para Restinga da Marambaia no dia 26 de dezembro e ficaram no local até 4 de janeiro, quando retornaram para Brasília (aqui). Não há nenhum registro de que a primeira-dama esteve na Barra da Tijuca durante esse período.

Bolsonaro confirmou ao portal Metrópoles que a foto foi feita no último dia 3, mas ressaltou que só notou a semelhança da apoiadora com a primeira-dama após a imagem viralizar nas redes (aqui). "Eu mesmo só vi a pessoa quando recebi [a foto] pela internet. É muito parecida".

Continua após a publicidade

Viralização. A postagem consta, nesta sexta-feira (5), com 1,3 milhão de visualizações, milhares de curtidas, comentários e compartilhamentos no Instagram.

Este conteúdo também foi checado pelo portal G1 (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes