Golpe: post usa link falso da Serasa; saiba como identificar boletos falsos
Uma série de publicações no Facebook direciona o usuário para duas páginas falsas que imitam o site do Jornal Nacional e da Serasa.
Porém, as negociações de dívidas com a Serasa só são feitas por canais oficiais.
O que diz o post
A publicação usa um vídeo com recortes de fala do ministro da Economia, Fernando Haddad, em que ele anunciava o programa "Desenrola", e também trechos da fala de uma repórter da Jovem Pan News.
Sobre o vídeo está escrito: "Oportunidade de regularizar com descontos altíssimos é liberada somente para alguns brasileiros veja se você é um de sorte" e "Está negativado? Últimos dias, assista".
Na legenda do post, "negativados que se preparem, chegou a hora de aproveitar, minha esposa já conseguiu e já garantiu o natal, ela disse que a notícia ainda está ativa".
No link para onde o usuário é redirecionado está escrito ainda: "gratuito a consulta, últimos dias ela me disse".
Por que é falso
Jornal Nacional não noticiou que presidente liberou "maior decreto para limpar nome da história", como o coloca post desinformativo. Não há nenhuma matéria com esse anúncio (veja aqui). Ao clicar no suposto link para consulta do post, o usuário é direcionado a um site que imita o layout do Jornal Nacional. Na mesma página é exibido um vídeo do presidente Lula com a logo do SBT News. É possível verificar que se trata de uma fraude porque a URL não é a mesma do site do Jornal Nacional (confira o link original aqui).
Site leva a página falsa da Serasa, ao se clicar em "acessar site Serasa". Apesar da semelhança com a página de cadastro da empresa (veja abaixo), é possível verificar que a URL não é oficial, mas sim uma URL genérica. Acesse o site verdadeiro da Serasa aqui.
Saiba como identificar boletos e Pix falsos
A Serasa disponibiliza um serviço de validador de boletos e Pix para que o usuário possa identificar se o pagamento é referente a um acordo firmado com a empresa ou se é um golpista se passando pela empresa.
Para usar o serviço, o usuário deve acessar o site ou aplicativo da Serasa, digitar o CPF e preencher um cadastro. Em seguida, clicar em "soluções", e em "validar meio de pagamento". Depois é necessário informar o código do boleto ou o código Pix e conferir se é um acordo oficial da Serasa em seu nome (veja aqui como fazer).
"Caso o número não seja identificado entre os acordos realizados na plataforma, pode ser que o pagamento seja de outra empresa ou uma tentativa de golpe", afirma a empresa.
Além disso, a Serasa também disponibiliza um serviço para denúncias de tentativas de fraudes (confira aqui).
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.