Jovem assassinado no Pará não é filho de apresentador de TV
Um jovem assassinado durante um assalto no Pará não é filho do apresentador de televisão Joaquim Campos.
Na verdade, o vídeo é de 2019 e relata a morte de Ivo Silva Sena, 20 anos, universitário de Pindaré Mirim (PA). Na época, Campos era contratado da RBA, afiliada da TV Band no Pará. Atualmente ele é terceirizado.
O que diz o post
O vídeo mostra Joaquim Campos relatando a morte de um estudante: "Apontou a arma e anunciou o assalto. O rapaz segurou o celular e ele deu um tiro que entrou na cabeça pela boca. Aí o Lula, filho da puta, filho duma puta, Lula desgraçado, faz um discurso daquele". Enquanto transcorre a fala do jornalista, imagens são inseridas. Entre elas está a de uma pessoa que aparece deitada de bruços no chão.
Na sequência é colocado um trecho de um vídeo no qual o presidente Lula diz: "Eu não posso ver mais jovem de 14, 15 anos, assaltando e sendo violentado, assassinado pela polícia. Às vezes, inocente, ou, às vezes, porque roubou um celular".
Logo após, o apresentador volta a aparecer na tela e diz: "Você vê um filho jogado na vala. Desgraçado! Tomará que te joguem ovo, cimento, que joguem o diabo em cima de ti. Canalha! Vagabundo! Ladrão!"
Na legenda do post está escrito: "O filho do apresentador da TV Band do Belém do Pará foi assaltado e assassinado por causa de um celular, quando estava indo pra Faculdade de manhã ? Olha só a (justa) reação do apresentador (ao vivo) !!!"
Por que é distorcido
Apresentador não disse que jovem era seu filho. Em seu comentário, feito em novembro de 2019, Campos relata a morte de Ivo Silva Sena, que teria reagido a um assalto em uma parada de ônibus. Na sequência, o apresentador fez críticas a Lula, mas em nenhum momento diz que o jovem era seu filho (veja aqui).
Campos nega que um dos seus filhos morreu em um assalto, em resposta ao UOL Confere. O apresentador tem quatro filhos (veja aqui)
Não é nenhum de meus filhos. Mas foi um rapaz que mexeu muito comigo devido a história de vida dele e da família. Joaquim Campos, apresentador de tv
Relato de apresentador não foi ao vivo. Campos explicou ao UOL Confere que a gravação foi feita no intervalo de um programa por uma produtora, mas que não foi ao ar.
Jovem chegou a ser encaminhado para o Hospital Metropolitana, mas não resistiu e veio a óbito. O crime ocorreu em 20 de novembro de 2019, na cidade de Castanhal, no estado do Pará (aqui).
O conteúdo também foi checado pelo Boatos.org (aqui) e pelo Lupa (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receber
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.