Protesto nos EUA é contra medidas na pandemia, e não política imigratória

Publicações nas redes sociais usam imagens de um protesto de caminhoneiros em 2022, nos Estados Unidos, para afirmar que seriam americanos insatisfeitos com a política imigratória do governo do presidente Joe Biden.

Os caminhoneiros protestavam contra restrições impostas pela pandemia de covid.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Publicações afirmam que seria o registro de uma manifestação no Texas de americanos insatisfeitos com a política imigratória de Biden. O motivo seria a disputa entre o governador do Texas, Greg Abbott, e o governo de Biden sobre a remoção do arame na fronteira com o México.

Por que é distorcido

O vídeo usa imagens de um comboio de caminhoneiros em protesto por restrições impostas pela pandemia nos Estados Unidos em fevereiro de 2022. Eles viajaram da Califórnia ao Capitólio, na capital Washigton.

Por uma busca reversa de imagens do vídeo é possível encontrar o original (veja aqui), publicado pela Business Insider (aqui) em março de 2022. Veja abaixo a íntegra:

Continua após a publicidade

Os manifestantes levavam cartazes contra a vacina e faixas com o nome do ex-presidente dos EUA Donald Trump.

Biden e o governador Abbott travam uma disputa pelo controle da fronteira com o México (leia aqui). O governo Abbott instalou arame farpado na fronteira. Em disputa na Suprema Corte, no mês passado, os juízes deram razão à gestão Biden ao autorizar o corte do arame farpado (aqui).

A desinformação foi desmentida pelos serviços de checagem da AFP em alemão (veja aqui) e em polonês (aqui).

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes