Alimentos com selo de rã não estão contaminados nem pertencem ao Bill Gates

É falso que embalagens de alimentos que possuem um selo com uma rã estão contaminados por insetos e que pertencem ao bilionário Bill Gates, como sugerem vídeos nas redes sociais.

O certificado, na verdade, foi criado pela organização Rainforest Alliance e indica que um ingrediente do produto foi produzido de forma sustentável.

O que diz o post

Vídeo mostra um compilado de embalagens de chocolates, nas quais há o selo da rã e a palavra cacau escrita em italiano. A publicação também é acompanhada de uma trilha sonora de suspense.

Na publicação, há a seguinte legenda:

"Fiquem espertos, pois as comidas do Kill Gates já chegaram aos supermercados. Quando verem o "carimbo de qualidade" da rã, fujam pelas colinas.
Lembrando que Kill Gates e a NOM querem ter o controle totalitário da agropecuária mundial, por isso a narrativa de "mudanças climáticas" (se você ainda acredita nisso veja a pasta que está nos destaques chamada de "Global" e acorde enquanto é tempo), por isso que os agricultores da Europa estão com aquele problema por lá... Mas "claro", com as "mudanças climáticas", se você pagar uma taxa monetária ao Estado, a tal da taxa de carbono, o meio ambiente obedecerá e voltará ao normal...
Levantaram a narrativa para "protegerem o meio ambiente" (vide aspas) e para isso, nada de comida natural para os humanos, mas sim, comida artificial, comida sintética e farinha de insetos, porque DEUS não é sábio e nem sobrerano o suficiente para criar o mundo nem alimentar suas criaturas do modo correto, de acordo com eles. Um modo que deu certo por toda a existência do planeta, menos agora
(Não é nada sobre as patentes que coloquei pra vocês nos stories, imagina... - após as 24h ficará na pasta "DeMentiras" nos destaques)
PORTANTO, NÃO COMPREM NADA COM ESSA MARCA DA RÃ. VAMOS BOICOTAR TUDO QUER FOR FEITO POR ESSE CRIMINOSO PSICOPATA QUE QUER DIMINUIR A POPULAÇÃO MUNDIAL ATÉ 2030.
Fique esperto e abre teu olho, japa!"

Por que é falso

Selo da rã indica que ingrediente usado em alimento foi produzido de forma sustentável. O certificado, alvo de desinformação, foi criado pela organização internacional sem fins lucrativos Rainforest Alliance e indica que o produto seguiu padrões de responsabilidade social, econômico e ambiental. Por tanto, o selo não aponta para contaminação por insetos ou produção artificial de alimentos, como a publicação afirma.

Por que uma rã? A organização escolheu uma rã de olhos vermelhos como mascote e símbolo internacional de sustentabilidade, pois o anfíbio é um bioindicador. Isto é, uma população saudável de sapos indica um meio ambiente saudável.

Organização não tem nenhuma relação com a produção de alimentos. Ao UOL Confere, a Rainforest Alliance explicou que seu papel "é indicar os processos e assegurar a rastreabilidade dos ingredientes certificados", como café, chá, cacau ou banana. Não há participação no plantio ou fabricação deles.

Continua após a publicidade

Organização luta pela proteção da natureza. No site, a instituição ainda afirma que seu objetivo é criar "uma aliança para proteger as florestas e a biodiversidade, combater as mudanças climáticas e promover os direitos e a melhoria das condições de vida das comunidades rurais" (aqui).

Bill Gates não é dono da organização. A Rainforest Alliance é independente e não pertence a nenhuma pessoa, fundação ou empresa. Entretanto, já recebeu a doação no valor de U$ 5,3 milhões da Fundação Bill & Melinda Gates em novembro de 2007 (confira aqui).

"Como organização sem fins lucrativos, a Rainforest mantém um modelo de financiamento transparente. Isto inclui a divulgação dos nossos financiadores. Você pode encontrar mais informações aqui. Há mais de 10 anos, a Rainforest Alliance não recebe subsídio da Fundação B&M Gates. Quaisquer financiamentos não associados ao pagamento da subvenção anteriormente mencionada estão associados a doações feitas por funcionários da Fundação Bill e Melinda Gates, e posteriormente complementadas pela organização"
Rainforest Alliance, em nota

Viralização. O vídeo registra, nesta terça-feira (20), 15,2 mil visualizações, 670 curtidas, 25 comentários e 2.100 compartilhamentos.

O conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes