Vídeo de robô humanoide em colheita é montagem gerada por IA

São falsos vídeos que circulam nas redes sociais mostrando robôs humanoides trabalhando em colheitas. É possível identificar que o vídeo é manipulado pelos movimentos do robô, que aparece flutuando. O conteúdo foi desmentido por agências de checagens de diversos países.

O que diz o post

Um vídeo mostra robôs com formato humano trabalhando em colheitas. Em seguida, mostra robôs com formato de animais domésticos e por fim, como mulheres.

A narração diz que o robô mostrado na colheita "foi criado para ajudar trabalhadores do campo"; que o animal robô é equipado para defender seu dono com metralhadoras calibre 45. Por fim, afirma que os robôs com formato de mulheres seriam criados para "cozinhar, lavar, passar e satisfazer as necessidades dos homens".

O conteúdo é compartilhado acompanhado da seguinte legenda: "A INTELIGÊNCIA HUMANA E OS AVANÇOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS NOS POSSIBILITAM A VER COISAS QUE ATÉ ALGUM TEMPO ERAM VISTOS APENAS EM FILMES DE FICÇÃO. VEJA O VÍDEO DE UMA PROPRIEDADE RURAL E A REVOLUÇÃO QUE ESTÁ CAUSANDO".

Por que é falso

Vídeo se espalhou, mas origem é desconhecida. Por uma busca reversa de um frame do vídeo (aqui) foi possível identificar o mesmo vídeo publicado em diversos idiomas, mas sem identificação da origem da mídia (veja aqui, aqui, aqui, aqui e aqui).

Sites pelo mundo já desmentiram. Em uma busca pelo serviço que cataloga checagens do Google (aqui), é possível encontrar verificações publicadas em países como Índia (aqui e aqui), Jordânia (aqui) e Sri Lanka (aqui) sobre o vídeo. O serviço de checagens da agência AFP em árabe também publicou uma reportagem sobre o conteúdo (veja aqui).

Uma das imagens de colheita foi identificada pela AFP. O vídeo original mostra um homem e não o robô trabalhando na colheita (veja aqui). O vídeo teve a imagem invertida no conteúdo desinformativo.

Além disso, é possível verificar no vídeo que os movimentos do robô estão fora de sintonia com as imagens do fundo. Muitas vezes o entorno do robô fica desfocado. Em alguns momentos, os pés do robô não encostam no chão, ele parece flutuar.

Continua após a publicidade

Viralização: Uma das publicações com este conteúdo registrava mais de 920 mil visualizações, 20 mil curtidas e 3,5 mil comentários no Facebook nesta sexta-feira (8).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes