Vídeo de Macron beijando homem é falso e foi manipulado com IA
É falso vídeo em que o presidente da França, Emmanuel Macron, aparece beijando um homem. O vídeo foi manipulado com Inteligência Artificial a partir de fotos dele ao lado de um de seus seguranças.
O que diz o post
Publicações compartilham um vídeo em que o presidente da França Emmanuel Macron supostamente aparece beijando um homem. O conteúdo é compartilhado com comentários que questionam a sexualidade do mandatário.
Por que é falso
Há indícios do uso de IA. Ao UOL Confere, o especialista em cibersegurança Leonardo La Rosa analisou o vídeo e indicou que ele foi gerado por Inteligência Artificial a partir de fotos reais de Macron. O vídeo alterado possui uma falha de continuação no momento em que o homem solta o braço de Macron e o abraça. "A mão ainda segura o pulso do presidente, enquanto o braço está em outra posição", analisa o especialista.
Fotos de férias de Macron foram divulgadas por revista de entretenimento. As imagens foram publicadas de forma exclusiva pela Voici na edição do dia 8 de agosto (veja aqui). Macron estava de folga em Brégançon, na França. A revista critica as férias do presidente em "plena crise política e durante os jogos olímpicos".
Nenhuma das fotos na revista mostra Macron beijando o homem. A imagem usada para manipular o vídeo falso foi publicada com legendas indicando que o presidente simulava uma luta com o guarda-costas.
Desmentido em vários países. O vídeo falso foi checado na Alemanha pelo DPA Fact-Checking (aqui), nos Estados Unidos pelo Lead Stories (aqui), na Grécia pelo Ellinika Hoaxes (aqui), na Turquia pelo Dogrula (aqui), na Espanha pelo Newtral (aqui) e na Colômbia pelo ColombiaCheck (aqui). Todos esses serviços de verificação são signatários da Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN — International Fact-Checking Network), da qual o UOL Confere faz parte. No Brasil, o conteúdo também foi desmentido por Aos Fatos e Estadão Verifica.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.