É falso que exista uma "marginal Luis Inácio Lula da Silva"
Posts nas redes sociais enganam ao sugerir que exista uma via pública com o nome "marginal Luis Inácio Lula da Silva".
No site dos Correios, é possível encontrar avenidas, travessa, beco e rua com o nome de Lula, mas não há qualquer registro de uma marginal. A publicação também erra a grafia do primeiro nome do presidente, que é com Z.
A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
A foto diz "uma grande e verdadeira homenagem..." e é seguida de três emojis: um rindo com a mão na boca, outro escondendo os olhos e o último dando gargalhada.
Abaixo a seguinte mensagem é exibida: "Nunca vi uma homenagem tão justa a uma pessoa kkkkk". Logo depois aparece uma placa de rua com o nome "Marginal Luis Inácio Lula da Silva".
Por que é falso
Busca nos Correios não indica marginal. Ao procurar por "Luis Inácio Lula da Silva" no site dos Correios, mesmo com a grafia incorreta do primeiro nome do presidente, a busca revela nove CEPs diferentes. São avenidas, rua, beco e travessa, mas não há registro de marginal (veja abaixo).
Um endereço aparece com grafia errada. Destes nove CEPs que aparecem no site dos Correios, apenas um está com a grafia de Luiz errada, usando "S" no final. É a avenida Luis Inácio Lula da Silva (Cícero Ferraz) que fica em Timon, no Maranhão. Outros cinco CEPs estão relacionados a uma avenida com o nome do presidente em Juazeiro, na Bahia. Na mesma cidade é possível encontrar ainda um beco e uma travessa com o nome de Lula. Em Macaíba, no Rio Grande do Norte, há uma rua chamada Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Imagem tem baixa qualidade e impede identificação de CEP. A imagem usada no post desinformativo mostra na placa um CEP, mas a baixa qualidade impede a identificação dos números. A reportagem fez algumas tentativas de combinações, mas nenhuma indicou uma "Marginal Luis Inácio Lula da Silva".
Google Maps não encontra endereço. Ao digitar o endereço apontado na placa que aparece no post desinformativo no site que oferece serviço de pesquisa de mapas, a seguinte mensagem é exibida: O Google Maps não encontrou marginal Luis Inácio Lula da Silva (aqui).
Placa foi usada com outro político. Por meio de pesquisa reversa, é possível encontrar essa mesma imagem de placa sendo usada com o nome do deputado federal Aécio Neves (aqui). Não há registro de endereço com o nome do político no site dos Correios.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário