Extrema direita não venceu as eleições em Portugal; ficou em 3º

Não é verdade que o Chega, partido de extrema direita de Portugal, venceu as eleições. O partido ficou em terceiro lugar no pleito. Quem venceu foi a coligação política Aliança Democrática, de centro direita.

O que diz o post

Um homem diz "viram o que aconteceu hoje com aquele candidato de Portugal aliado de Bolsonaro que disse que se caso ganhasse Lula não entraria em Portugal?", em seguida ele exibe o vídeo em que o líder do partido Chega, André Ventura, diz "se o Chega vencer as eleições legislativas no próximo domingo, o senhor presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não vai entrar em Portugal". Por fim, o homem conclui: "pois é, ele ganhou".

Por que é falso

Ao contrário do que diz o homem no vídeo, o partido de André Ventura não venceu as eleições legislativas. O Chega ficou atrás da Aliança Democrática, de centro direita, e do Partido Socialista (veja aqui).

Na eleição, que aconteceu no último domingo (10), a Aliança Democrática teve 29,52% dos votos, e conquistou 79 cadeiras no Parlamento português. O Partido Socialista teve 28,66% dos votos e vai ocupar 77 cadeiras.

O Chega teve um crescimento em relação à última eleição e conseguiu mais que o dobro de votos. O partido de extrema direita passou de 7,2% (2021) para 18,1% (2024). Isso garantiu 48 cadeiras no Parlamento português neste pleito, contra 12 no anterior.

Chega não deve compor governo. Apesar do desempenho do partido de extrema direita, o líder da Aliança Democrática disse que não pretende chamar a sigla para formar o novo governo (aqui).

Viralização: Até esta quarta-feira (13), o post com a desinformação registrava mais de 3 milhões de visualizações, 141 mil curtidas, mais de 10 mil comentários e 27 mil compartilhamentos.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes