Homem que aparece em vídeo agredindo mulher não é filho de Lula

É falso que o homem que aparece em um vídeo agredindo uma mulher seja Luís Cláudio Lula da Silva, filho do presidente Lula. As imagens circulam nas redes sociais e no WhatsApp com a informação falsa.

O vídeo em questão mostra um caso de violência doméstica ocorrido no Distrito Federal, em fevereiro deste ano, e não tem relação nenhuma com o filho do presidente.

O que diz o post

Nas imagens —que na versão compartilhada por WhatsApp têm 2 minutos e 55 segundos— duas mulheres estão conversando em um cômodo da residência, quando um homem surge desferindo um golpe contra uma delas, que veste uma blusa azul.

A seguir, ele encurrala a mulher em um canto do cômodo e começa uma discussão entre o trio. Após alguns tapas contra a mulher de blusa azul, o homem consegue retirar a segunda mulher do imóvel.

A partir daí, ele fica mais violento e joga a mulher no chão com força, além de chutá-la e deixá-la no chão, debaixo de um tecido e alguns objetos. Ao final, ele a arrasta pelos cabelos para um outro cômodo sem ângulo de visão para a câmera.

No WhatsApp, o UOL Confere recebeu o vídeo acompanhado da seguinte mensagem: "Pra quem ainda não sabe, esse é o lulinha paz e amor fazendo cafuné na esposa...será que a mídia podre é as pseudos feministas vão falar algo "

Em plataformas como YouTube e Facebook, o vídeo surge em versões editadas e também atribui, nos títulos e mensagens que o acompanham, a autoria da agressão a um suposto filho de Lula. "fiii do lula pode!... já imaginarão se fosse fii do burcunaruu? Pra quem ainda não sabe, esse é o lulinha paz e amor fazendo cafuné na esposa...será que a mídia podre é as pseudos feministas vão falar algo #video #policiafederal #cadeia #bandido", diz o post.

Por que é falso

O homem do vídeo não é o filho de Lula. Por meio de uma busca reversa (aqui), foi possível localizar postagens indicando se tratar de um caso ocorrido em fevereiro, no Distrito Federal (aqui). O post diz que o nome do agressor seria Gabriel da Silva Teixeira, de 29 anos. A busca também trouxe um vídeo da conta do portal Correio Braziliense no Dailymotion com o seguinte título "Mulher é espancada por companheiro no DF" (aqui). Por fim, fizemos um busca pelo nome completo de Gabriel da Silva Teixeira no Google (aqui) e localizamos notícias em Correio Braziliense (aqui), g1 (aqui) e Metrópoles (aqui) com o mesmo vídeo.

Continua após a publicidade

O caso ocorreu na cidade de Samambaia (DF). As agressões foram captadas por câmeras de segurança. Segundo as reportagens, depois do ocorrido o homem fugiu e o caso é investigado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher I (Deam I) do Distrito Federal.

Posts confundem filhos de Lula. As postagens com a falsa informação ainda erram ao atribuir a Luís Cláudio, que foi acusado de violência doméstica (leia abaixo), o apelido Lulinha. O apelido, na verdade, refere-se a Fábio Luís Lula da Silva, outro filho do presidente e que nunca foi acusado de violência doméstica.

Viralização. Além de mensagem via WhatsApp, que recebeu da plataforma o rótulo de "encaminhada com frequência", um post no Instagram tinha, até quinta-feira (11), mais de 6.200 reproduções e 150 compartilhamentos.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos (aqui), Boatos.org (aqui), Estadão Verifica (aqui) e Fato ou Fake (aqui).

Filho de Lula é acusado de violência doméstica

Ex-mulher acusa filho de Lula. No começo de abril de 2024, Natália Schincariol, 29, acusou seu ex-marido Luís Cláudio Lula da Silva,39, filho mais novo do presidente Lula, de agressões "de natureza física, verbal, psicológica e moral", e citou especificamente "uma cotovelada na barriga" em uma briga em janeiro deste ano (aqui). O Tribunal de Justiça de São Paulo concedeu medida protetiva a ex-mulher. A decisão determina que Luís Cláudio deixe o apartamento onde vivia com Natália e não faça contato nem se aproxime a menos de 200 metros dela (aqui). Ele nega as acusações (aqui).

Continua após a publicidade

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes