Vídeo de Magno Malta teve áudio adulterado para sugerir embriaguez

Um vídeo do senador Magno Malta (PL-ES) com a fala alterada foi divulgado no YouTube, X (antigo Twitter) e Instagram como uma possível embriaguez do parlamentar, mas houve modificação do áudio para passar essa impressão, causando desinformação.

O UOL Confere considera distorcidos conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

O canal de YouTube Galãs Feios publicou em 4 de junho um vídeo no qual o apresentador Helder Maldonado conversa com o jornalista convidado Cesar Calejon e comentam um vídeo com Magno Malta falando para o que parece ser uma câmera de segurança, segurando-se em muletas, e com a voz aparentemente em estágio de embriaguez, falando frases como "Alguém aí? Você nunca viu esse filme, eu nunca vi esse filme? Vou repetir as palavras do ministro Gilmar Mendes para você, jornalista."

Maldonado e Calejon pausam o vídeo para fazer seus comentários: "(...) É, parece até pela captação de áudio, parece muito a câmera de segurança. E depois soltaram lá no condomínio: 'Vixi, você viu o senhor Magno Malta aí, chegou bebaço outro dia, deu entrevista para a câmera de segurança'. Achou que o porteiro era da imprensa. Nesse nível, cana brava assim? (...)".

Um corte do vídeo do YouTube foi publicado no Instagram da Galãs Feios no dia 5 de junho deste ano, com a chamada "Bebaço, Magno Malta dá entrevista para câmera de segurança do prédio".

Por que é distorcido

Vídeo original teve áudio alterado. O próprio senador postou o vídeo original em sua conta de Instagram no dia 1º de junho (aqui e abaixo) e nele é possível perceber que o vídeo viralizado alterou digitalmente a voz de Malta para passar a ideia de que ele estaria falando de forma mais lenta, como se estivesse embriagado.

Senador operou joelho. No vídeo, Magno Malta aparece de muletas. No final de abril, ele anunciou que iria operar o joelho e pediu orações (aqui)

Continua após a publicidade

Malta já foi alvo de fake news semelhante. Em fevereiro, o Projeto Comprova —iniciativa colaborativa de verificação de fatos formada por 43 veículos brasileiros de comunicação, incluindo o UOL Confere— desmentiu uma edição de vídeo no qual o discurso do senador durante um ato em São Paulo insinuava que ele estava bêbado (aqui).

Galãs Feios apagou vídeo e publicou nota. Procurado, o canal informou que, após a constatação de que o vídeo foi manipulado, retirou o conteúdo de todas as suas plataformas. "Galera, infelizmente aquele vídeo do Magno Malta dando entrevista para câmera de segurança foi alvo de uma manipulação por inteligência artificial e, por isso, retirado de nossas redes sociais!", diz post em sua conta no X (aqui e abaixo)

Viralização. Até esta segunda-feira (10), um dos posts no Instagram chegou a mais de 240 mil visualizações, 1.120 comentários e 5.650 compartilhamentos.

Este conteúdo também foi checado por Reuters (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes