Folha não publicou que Janja recorreu ao candomblé para reduzir dólar
É falso que o jornal Folha de S.Paulo publicou uma reportagem que diz que a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, recorreu a rituais de candomblé para reduzir o dólar.
Post que circula nas redes sociais traz uma montagem em que altera o título original de uma reportagem do veículo.
O que diz o post
A publicação usa o layout da coluna Painel, da Folha, com a foto do editor Fábio Zanini, com o seguinte título: "Janja encomenda ritual de candomblé para reduzir dólar, diz assessor do PT".
Por que é falso
Publicação é uma montagem. Nenhuma reportagem com esse título foi encontrada no site da Folha (aqui).
Conteúdo falso mudou o título de notícia da coluna Painel. A reportagem veiculada no site do jornal foi "PT quer participação de Janja para reforçar candidaturas de mulheres nas eleições" (aqui e reprodução abaixo).
Subtítulo verdadeiro foi mantido na montagem desinformativa. É possível notar que a publicação falsa manteve o trecho logo abaixo do título: "Presidente do partido diz que primeira-dama é 'referência na luta por mais mulheres nos espaços públicos'".
Folha confirmou que a publicação é falsa. O jornal também publicou uma checagem desmentido o post. "O conteúdo é uma montagem, que usa elementos gráficos do layout da coluna e a foto do editor, Fábio Zanini. Por ser falso, o post não leva para link nenhum", diz a reportagem (aqui).
O UOL Confere entrou em contato com a assessoria de imprensa da Presidência da República para comentar o caso, que pediu para encaminhar a solicitação para a assessoria da primeira-dama. Procurada, a equipe de Janja não respondeu.
A publicação falsa acontece em meio à alta do dólar. No começo do mês, a moeda norte-americana chegou a fechar o dia cotada a R$ 5,6665, maior valor desde janeiro de 2022 (aqui). A alta se deu após uma série de declarações entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
Viralização. Um post publicado no Instagram tinha, até esta quinta-feira (11), mais de 10 mil curtidas e quase 13 mil compartilhamentos.
Esse conteúdo também foi checado por Aos Fatos, Lupa, Estadão Verifica e Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário