Deputado do PT não disse em entrevista que país está quebrado

Uma declaração do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) é retirada de contexto para sugerir que ele disse que o país está quebrado e que o governo não tem dinheiro para manter o básico.

A entrevista foi concedida no começo deste mês, e o trecho que aparece nas publicações era uma resposta do deputado sobre como o governo poderia reduzir gastos.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

O vídeo mostra o deputado Lindbergh Farias e os apresentadores da CNN Brasil Iuri Pitta e Débora Bergamasco. Sobrepostas às imagens foram colocadas as seguintes frases "Quebramos! Deputado do PT diz que o governo está sem dinheiro para manter o básico!"

É possível ver um trecho de uma entrevista de Lindbergh Farias dizendo: "O orçamento do governo hoje é um orçamento muito apertado. Já foi cortado Farmácia Popular. A gente viu agora a greve das universidades, a situação. Então veja, é um esforço muito grande."

Por que é distorcido

Deputado não falou que o governo está sem dinheiro. Durante a entrevista ao programa CNN 360º (veja abaixo a partir de 37min35seg), da CNN Brasil, em 3 de julho deste ano, a discussão era sobre os esforços que o governo deveria fazer para manter o equilíbrio fiscal, já que naquele mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria uma reunião com ministros da junta orçamentária para discutir cortes de gastos.

Continua após a publicidade

Fala foi resposta de como o governo poderia reduzir gastos. O deputado dizia que considerava o mercado "insaciável" quando completou: "O orçamento do governo hoje é um orçamento muito apertado. Já foi cortado Farmácia Popular. A gente viu agora a greve das universidades, a situação. Então veja, é um esforço muito grande que o governo está fazendo. Eles [mercado] querem mais. Nesta hora eu acho que o presidente Lula se posiciona muito bem. Não pode cortar de saúde, de educação e não pode cortar de benefício previdenciário." (aqui e acima).

Deputado Lindbergh Farias chama publicação de "manipulação'. Em nota ao UOL Confere, o político disse ainda que a frase foi descontextualizada. Veja íntegra da nota abaixo:

Trata-se de manipulação de uma linha de raciocínio sobre o esforço do governo do presidente Lula em alcançar o equilíbrio fiscal, com um orçamento muito apertado e gastos exorbitantes com juros da dívida e desonerações tributárias para os mais ricos. Descontextualizaram a fala e produziram uma fakenews, típica da máquina de mentiras e ódio da extrema direita. Fundamental o trabalho das agências de checagem para assegurar a verdade dos fatos. Lindbergh Farias

Viralização. Um post publicado no Instagram tinha, até esta terça-feira (16), mais de 13 mil curtidas.

Esse conteúdo também foi checado por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes