Datena erra número de ruas de São Paulo e sobre absolvição de Lula

José Luiz Datena, apresentador e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB, errou o número de ruas da capital paulista e ao dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "foi absolvido em todas as acusações".

Datena participou da sabatina UOL/Folha nesta terça-feira (16). Leia a seguir a checagem feita pelo UOL Confere.

O Lula estava preso até outro dia, ele foi absolvido de todas as acusações dele. José Luiz Datena

Impreciso. Não é verdade que Lula foi absolvido de todas as acusações. Ele foi absolvido em três casos e condenado em outros dois. Estes últimos tiveram as sentenças anuladas e foram posteriormente arquivados.

Lula foi absolvido nos casos Zelotes, Quadrilhão e sobre a suposta tentativa de obstruir investigações da Lava Jato (veja aqui). No entanto, ele foi condenado nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia. As condenações foram posteriormente anuladas pelo STF por erros processuais, como a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar os casos e a suspeição do ex-juiz Sergio Moro. A Corte não julgou o mérito da questão, ou seja, não absolveu nem condenou Lula. Os processos foram então enviados à Justiça Federal do DF. O caso do triplex prescreveu e a Justiça rejeitou a denúncia do MPF sobre o sítio de Atibaia. Lula foi preso após condenação em segunda instância no caso do triplex.

As ruas que cortam São Paulo, são 33 ou 34 mil, são uma porcaria. José Luiz Datena

Falso. O município de São Paulo tem mais de 48 mil ruas oficializadas (veja aqui). O dado é do Dicionário de Ruas do Arquivo Histórico Municipal com atualização de janeiro deste ano (aqui). Já segundo o IBGE, há ainda na cidade de São Paulo 19 mil ruas sem nome (aqui).

Acontece uma tentativa de golpe [no 8 de janeiro de 2023] como essa e o Lula tava lá em Araraquara. José Luiz Datena

Verdade. Lula de fato visitou Araraquara em 8 de janeiro de 2023. O presidente embarcou às 14h para a cidade do interior paulista para verificar estragos causados por fortes chuvas na região. A invasão aos prédios dos Três Poderes começou por volta das 15h, com as primeiras prisões por volta das 17h30. Após os ataques, Lula voltou a Brasília. Vídeo de uma câmera de segurança mostra o presidente vistoriando o palácio às 21h26 (veja aqui).

Continua após a publicidade

A CGM é uma guarda de seis mil homens. José Luiz Datena

Impreciso. Atualmente, a corporação da Guarda Civil Metropolitana tem efetivo de 7.039 agentes. São 5.318 homens e 1.721 mulheres, segundo a prefeitura (veja aqui).

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes