Boulos não é dono de carro blindado; veículo foi alugado por partido

Publicações nas redes questionam o fato de Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeito de São Paulo, não ter declarado à Justiça Eleitoral a suposta posse de um veículo Corolla blindado.

O carro não é dele, é alugado pelo seu partido. Desde fevereiro, há registros na imprensa de que Boulos sofre ameaças e passaria a andar de blindado durante a campanha.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Um vídeo que mostra um Corolla é compartilhado com o seguinte texto: "Boulos: Corolla pra mim e Celta pro TSE. Boulos havia declarado para o TSE que só tinha um Celta vejam como essa esquerda é mentirosa".

Nas imagens não é possível ver Boulos no carro, mas a pessoa que está gravando grita pelo nome do candidato e pergunta onde está o Celta.

Por que é distorcido

O carro não pertence a Boulos. Segundo a assessoria de imprensa do candidato, o veículo é alugado pelo PSOL. Em entrevista ao UOL em junho, o próprio Boulos afirmou que o carro blindado é alugado. Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Em fevereiro, Boulos solicitou à PF investigação por ameaças de morte. O fato de que ele passaria a usar veículo blindado por causa das ameaças foi noticiado por diversos veículos de imprensa como Folha de S. Paulo, CNN e O Globo (veja aqui, aqui e aqui).

Aluguel é pago pelo PSOL. Ao UOL Confere, a assessoria de imprensa do partido confirmou que o blindado usado por Guilherme Boulos é pago com recursos do fundo partidário. "Assim como ocorre com outros parlamentares que foram vítimas de ameaça", justifica o PSOL.

Boulos declarou Celta à Justiça Eleitoral. O veículo de modelo 2009/2010 tem valor de R$ 15.156,00, segundo o registro do candidato na declaração de bens (veja aqui). O carro virou um símbolo do político e o acompanha desde eleições passadas.

Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 30 mil visualizações e 2.000 curtidas.

Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos e Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.