É falso que Trump levou um segundo tiro durante comício, como sugerem posts
É falso que o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano Donald Trump levou um segundo tiro durante comício em Butler, na Pensilvânia, no último sábado (13).
O post desinformativo sugere que é possível ver um rasgo no blazer de Trump em uma foto. Porém, ao olhar a cena por outro ângulo, não há marca nesse sentido na roupa do ex-presidente.
O que diz o post
A publicação diz o seguinte: "URGENTE: Trump também foi atingido do lado direito do peito e o que o salvou, foi o colete balístico que estava usando...".
Abaixo do texto, é colocada uma foto de Trump cercado de agentes de segurança, instantes depois do ataque, com um círculo vermelho na altura do peito do ex-presidente.
Por que é falso
Roupa de segurança está dobrada. A imagem que circula nas redes sociais mostra, na verdade, uma dobra no terno da agente que protege Trump. A foto é do fotógrafo Evan Vucci, da AP (Associated Press (aqui).
Outro ângulo mostra terno sem marca. Em outra imagem, do mesmo fotógrafo, é possível notar que não há qualquer furo no blazer de Trump (aqui e abaixo).
Cores diferentes. Ao aproximar a imagem também é possível notar uma diferença de tonalidade na cor entre a roupa de Trump e a da segurança.
Trump foi atingido na orelha. O próprio ex-presidente confirmou que foi atingido apenas na orelha direita (aqui).
Candidato discursava a apoiadores. Nos vídeos que registraram o momento do ataque, é possível ouvir os tiros e, logo depois, Trump leva a mão à orelha e se abaixa. Em seguida, agentes do Serviço Secreto correm para protegê-lo.
Viralização. Uma publicação no Instagram tinha, até esta quinta-feira (18), mais de 15.500 mil curtidas.
Esse conteúdo também foi checado por Estadão Verifica, Aos Fatos e Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário