Paris não sofreu apagão generalizado; falta de energia durou 10 minutos

A cidade de Paris, sede das Olimpíadas de 2024, não sofreu um apagão generalizado no último sábado (27) como sugerem posts nas redes sociais.

A empresa de energia da cidade confirmou a falta de luz em bairros de Paris, mas diz que o episódio não durou mais do que dez minutos.

O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O que diz o post

Um post mostra um vídeo e uma foto de uma cidade sem luz e sobreposta as imagens aparece a seguinte frase: "França URGENTE! Relatos de um apagão generalizacio em Paris. A "cidade-luz" em TREVAS!".

A descrição do post diz: "Apagão em Paris Deixa Cidade nas Trevas! Relatos indicam um apagão generalizado em Paris, deixando a famosa "cidade-luz" no escuro. Autoridades ainda investigam a causa."

Em outra publicação, no Threads, há uma foto da Torre Eiffel apagada e diz: "Apagão em Paris após blasfemar os cristianismo".

Por que é distorcido

Falta de luz durou dez minutos. A Enedis, empresa de energia elétrica responsável por 95% do território francês continental, confirmou em uma rede social que houve um apagão às 23h30 no dia 27, um dia após a Cerimônia de Abertura. "Um incidente de rede devido a uma anomalia técnica causou cortes de energia em vários bairros de Paris. Todos os clientes foram restaurados em no máximo 10 minutos. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente causado", informou no X.

Continua após a publicidade

Imprensa local fala em quatro áreas afetadas. Segundo o jornal francês Le Parisien, o corte de energia afetou os 1º, 9º, 17º e 18º distritos de Paris durante a noite de sábado. Um total de 85 mil pessoas teriam sido prejudicadas (aqui). A capital da França tem cerca de 2,1 milhões de habitantes (aqui).

Imagem de Torre Eiffel é encontrada em site que cria imagem com IA. Por meio de pesquisa reversa foi possível encontrar a imagem da Torre Eiffel com as luzes apagadas - usada de um dos posts desinformativos - em um site que diz ser criador de imagem por Inteligência Artificial (aqui).

Diretor de cerimônia nega ter zombado de Última Ceia. Posts sugerem que o apagão aconteceu porque em uma parte da Cerimônia de Abertura das Olimpíadas um grupo de pessoas, incluindo drag queens, apareceram em uma grande mesa, o que para alguns foi associado ao quadro "A Última Ceia" de Leonardo da Vinci. A apresentação ocorreu na sexta-feira (26). O diretor artístico da cerimônia, Thomas Jolly, afirmou que o objetivo era celebrar a diversidade e prestar homenagem à festa e à gastronomia francesa. (aqui).

Viralização. Um reels no Instagram tinha, até esta quarta-feira (31), mais de 93,5 mil visualizações.

Esse conteúdo também foi verificado por Estadão Verifica.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Continua após a publicidade

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes