Trump não disse que usarão mpox para justificar bloqueio e fraude eleitoral

Posts nas redes sociais enganam ao dizer que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump falou que a oposição quer usar a mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos, para justificar fraudes nas eleições deste ano.

O vídeo, que circula nas redes sociais como atual, é, na verdade, de agosto de 2023. Na ocasião, Trump falava sobre a covid-19.

O que diz o post

Os posts dizem: "URGENTE: Trump sobre a varíola dos macacos coincidir com as eleições de 2024". Logo depois aparece a seguinte declaração: "Querem reiniciar a histeria do covid para que possam justificar bloqueios, mais censura, votos ilegais via correios e trilhões de dólares pagos a aliados políticos às vésperas das eleições de 2024. Isso te soa famíliar?'"

A publicação é acompanhada de um vídeo de Trump, em que o ex-presidente acusa a esquerda de estar tentando trazer de volta lockdowns e restrições da covid-19 para justificar fraudes nas eleições de 2024.

O candidato afirmou, sem apresentar provas, que as eleições de 2020 foram manipuladas e prometeu resistência contra novos lockdowns, uso de máscaras e aplicações de vacinas. "Eles fraudaram as eleições de 2020, e agora estão tentando fazer a mesma coisa de novo, manipulando a eleição mais importante na história do nosso país, a eleição de 2024, mesmo que isso signifique tentar trazer de volta a covid. Mas eles vão falhar porque não vamos deixar isso acontecer", disse.

Por que é falso

Vídeo de Trump é de 2023. Ao realizar uma busca reversa, é possível encontrar o vídeo em postagens que datam 30 de agosto de 2023, inclusive no perfil do Instagram de Trump (aqui e abaixo). A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou mpox como emergência sanitária global no último dia 14, ou seja, um ano depois que o vídeo foi publicado nas redes sociais.

Ex-presidente não fala de mpox. No vídeo que circula como atual, o candidato à presidência dos EUA não faz qualquer menção ao vírus mpox.

Continua após a publicidade

Trump falava de covid-19. Ele dizia que a oposição estava tentando trazer de volta os confinamentos e restrições devido às novas variantes da covid-19. Trump começa o vídeo dizendo: "Os lunáticos da esquerda estão se esforçando muito para trazer de volta os lockdowns e restrições da Covid, com todo o alarmismo repentino sobre as novas variantes que estão surgindo. Sabe o que mais está chegando? Uma eleição". Depois completa com a frase destacada nos posts: "Eles querem reiniciar a histeria da Covid para justificar mais lockdowns, mais censura, mais urnas ilegais, mais votos por correio e trilhões de dólares para seus aliados políticos nas eleições de 2024. Isso soa familiar?".

Fala de Trump repercutiu na imprensa internacional. Na época, reportagens sobre as críticas de Trump foram publicadas em sites internacionais (aqui e aqui, em inglês).

Viralização. Uma publicação no X (antigo Twitter) tinha, até esta quarta-feira (28), 152,8 mil visualizações e 3.700 compartilhamentos.

Este conteúdo também foi checado por AFP.

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

5 dicas para você não cair em fake news

Siga UOL Notícias no
UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes