É falso que homem ao lado de Bolsonaro seja o mesmo preso por incêndio
É falso que um homem que aparece em um vídeo ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro seja o mesmo preso por atear fogo em mata de Goiás, como sugere vídeo compartilhado nas redes sociais.
Na verdade, a publicação mostra dois homens diferentes. A pessoa ao lado de Bolsonaro é o prefeito de uma cidade de Goiás, e não o suspeito de ter provocado o incêndio.
O que diz o post
A publicação é composta por dois vídeos colocados lado a lado.
No primeiro, um homem diz que "o Rogério mandou" por fogo. Questionado onde morava, ele responde: "Em Piranhas, Goiás".
No segundo, uma seta verde aponta para uma pessoa, identificada como "O mesmo homem" e "Apoiador", que está ao lado de Bolsonaro e diz: "Em Piranhas, o senhor ganhou lá".
O post contém a seguinte legenda: "Tire Suas Conclusões. O homem que colocou fogo na mata... Foi preso".
Por que é falso
Homem ao lado de Bolsonaro não é o suspeito. Na verdade, ele é o prefeito de Piranhas (GO), Marco Rogério Cândido Leite (União Brasil), conhecido como Chicão, como indica seu registro na Justiça Eleitoral (aqui). Ele divulgou o vídeo com o ex-presidente em seu perfil no Instagram em outubro de 2022. Portanto, antes das queimadas registradas em agosto no Brasil.
Suspeito de provocar incêndio se chama Lucas. Reportagem do portal Metrópoles mostra o vídeo da prisão do salgadeiro Lucas Vieira de Lima (aqui). Ele foi preso em flagrante ao tentar atear fogo em uma pastagem na beira da BR-158, entre as cidades goianas de Piranhas e Bom Jardim.
Viralização. Até esta terça-feira (3), postagens no Instagram tinham mais 6 mil visualizações.
Este conteúdo também foi checado por Reuters.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.