É falso que apresentadora caiu após falar que votou em Lula; vídeo é russo
É falso que uma jornalista levou um tombo após falar que votou no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como sugerem publicações compartilhadas recentemente nas redes sociais.
Na verdade, a queda ocorreu em 29 de março de 2021, antes das eleições presidenciais no Brasil de 2022, e foi transmitida em um canal de TV russo. Um áudio foi incorporado ao trecho do vídeo para enganar.
O que diz o post
Com o título "O castigo vem a cavalo", o post traz um vídeo no qual uma mulher aparece falando" "Eu votei no Lula e, se eu estiver errada, que Deus me castigue", para a câmera.
Na sequência, ela anda para trás, tropeça em um desnível, desequilibra-se e cai. Sobre a montagem, pode-se ler "PEDIU...e então toma!!!!!!!!!!!".
Por que é falso
Vídeo é de 2021, anterior às eleições de 2022. A queda ocorreu em 29 de março de 2021, com a apresentadora do programa O Tempo Dirá (em tradução livre para o português), exibido ao vivo pelo canal russo Channel One, conforme revelou uma busca reversa (aqui). Notícias publicadas em 2021 relataram o incidente (aqui, aqui, aqui e aqui, em russo). As últimas eleições para presidente no Brasil aconteceram em outubro de 2022 (aqui). Veja o vídeo original (aqui e abaixo):
Mulher que caiu é apresentadora de TV na Rússia. Ekaterina Strizhenova postou um vídeo do próprio tombo no Instagram em 1 de abril de 2021, ainda no hospital, dizendo que a queda foi, provavelmente, a coisa mais estúpida que havia acontecido com ela (aqui, em russo). Ela quebrou o braço e passou por uma cirurgia.
Viralização. Até terça-feira (24), no Facebook, a montagem tinha mais de 3.000 comentários e 9.000 compartilhamentos.
Este conteúdo também foi verificado pela Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.