É falso que Datena não tenha sido punido e expulso de debate
Publicações nas redes sociais enganam ao dizer que o candidato à Prefeitura de São Paulo José Luiz Datena (PSDB) recebeu tratamento diferente do dado ao adversário Pablo Marçal (PRTB), expulso no debate do Grupo Flow.
Na verdade, Datena também foi expulso de um debate, no caso o da TV Cultura, realizado em 15 de setembro, após agredir Marçal com uma cadeirada.
O que diz o post
Com o título "MARÇAL FOI EXPULSO DO DEBATE", a postagem contém o vídeo do momento no qual Pablo Marçal é expulso do debate por Carlos Tramontina, mediador do programa.
Sobre o vídeo também está escrito: "PORQUE DATENA NÃO TEVE O MESMO TRATAMENTO?".
Por que é falso
Datena foi expulso de debate na TV Cultura após cadeirada. O candidato do PSDB agrediu Marçal após o ex-coach dizer que o apresentador "não era homem" para bater nele e chamá-lo de "arregão" (aqui). Após a cena, os dois ainda trocaram ofensas. Mediador do debate, o jornalista Leão Serva chamou o intervalo e, na sequência, pediu para Datena se retirar do debate (assista abaixo). Marçal foi levado de ambulância ao hospital Sírio-Libanês (aqui) e não continuou no programa.
TV Cultura confirmou expulsão de Datena de debate. Em comunicado oficial (aqui e abaixo), a emissora lamentou a confusão entre Datena e Marçal e afirmou que "todas as providências foram tomadas, de acordo com as regras estabelecidas previamente - por escrito, entre a Cultura e as campanhas de todos os candidatos presentes -, incluindo a expulsão do candidato José Luiz Datena".
Marçal foi expulso de debate do Grupo Flow. Durante as considerações finais, o candidato do PRTB infringiu três vezes as regras do debate por ofender o adversário Ricardo Nunes (MDB) e foi expulso pelo apresentador Carlos Tramontina (aqui e abaixo).
Debate do Grupo Flow também foi marcado por agressão. Após a expulsão de Marçal, Nahuel Medina, assessor do ex-coach, deu um soco no rosto de Duda Lima, marqueteiro de Nunes (aqui e abaixo). O publicitário teve um descolamento de retina, segundo a campanha do atual prefeito (aqui). A defesa de Duda solicitou uma medida protetiva contra Medina (aqui), mas o pedido foi negado pela Justiça (aqui). O marqueteiro recorrerá da decisão (aqui).
Viralização. Uma postagem enganosa tinha mais de 2.000 curtidas no Instagram até esta desta sexta-feira (27).
Este conteúdo também foi checado por Aos Fatos.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberSugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário