Boulos não defendeu agressão de Datena a Marçal; vídeo editado omite fala
Não é verdade que Guilherme Boulos (PSOL) tenha defendido a agressão de José Luiz Datena (PSDB) contra Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da TV Cultura com os candidatos à Prefeitura de São Paulo.
Um vídeo que circula nas redes sociais omite trecho de entrevista em que o candidato afirma que a provocação de Marçal não justifica a agressão.
O UOL Confere considera distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.
O que diz o post
Um vídeo com trechos recortados de uma entrevista do candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, à TV Cultura após o debate de 15 de setembro é compartilhado com a seguinte legenda: "Boulos culpa Marçal e sai em defesa de Datena".
Por que é distorcido
Boulos não defendeu a agressão. O candidato do PSOL disse que Datena foi provocado o debate inteiro por Pablo Marçal, mas pontuou que isso não justifica violência ou agressão. Isso é omitido no vídeo desinformativo. A fala completa foi: "O Datena foi provocado o debate inteiro pelo Pablo Marçal, que veio para tumultuar. Não que isso justifique nenhum tipo de violência ou de agressão; acabou perdendo o controle".
Íntegra da entrevista está no canal do Youtube da emissora. Veja abaixo:
Agressão de Datena a Marçal. Durante o debate da TV Cultura no último domingo (15), Datena agrediu Pablo Marçal com uma cadeira depois de ele ter chamado o candidato do PSDB de "arregão", e de ter feito uma série de insinuações sobre uma denúncia de assédio sexual envolvendo o apresentador.
Em nota, Datena diz que errou, mas não se arrepende. Segundo ele, o empresário "precisava ser contido com atos", porque teria feito acusações "absolutamente falsas" de assédio sexual. O UOL mostrou que uma ex-repórter do programa Brasil Urgente denunciou Datena por assédio ao Ministério Público, em 2019, mas retirou a acusação e o processo acabou arquivado.
Viralização. Um post com o conteúdo enganoso registrava mais de 8.000 curtidas e mais de 300 mil reproduções no Instagram nesta quarta-feira (18).
Este conteúdo também foi verificado por Reuters.
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