Marçal foi levado de ambulância a hospital após ser agredido em debate
O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) foi levado de ambulância ao hospital após ser agredido pelo adversário José Luiz Datena (PSDB) com uma cadeirada no debate de domingo (15), ao contrário do que insinuam posts nas redes sociais.
Tanto a TV Cultura, que organizou o evento, como a assessoria de Marçal confirmam que ele foi conduzido ao hospital Sírio-Libanês em uma ambulância.
O que diz o post
A publicação contém um vídeo de bastidores do debate, momentos após a agressão. Nele, o mediador Leão Serva pergunta a Marçal se ele quer continuar no programa. Em seguida, pede para Datena se retirar do palco.
Sobre o vídeo, há uma chamada em texto: "Novo vídeo de Bastidor Desmente Marçal! Candidato tinha decidido continuar no debate. Saiu para fazer sensacionalismo. Compartilhe a Verdade".
No post, a pessoa escreveu: "É fake News produzida por Marçal e sua equipe, que ele saiu de ambulância do programa!! Compartilhem a verdade!"
Por que é falso
Marçal utilizou ambulância oferecida pela TV Cultura. Ao UOL Confere, a assessoria de imprensa da TV Cultura confirmou que o candidato do PRTB deixou o Teatro B32, local onde o debate foi realizado, em uma ambulância contratada pela emissora. "O candidato Pablo Marçal utilizou a ambulância contratada pela TV Cultura para ser levado ao Hospital Sírio Libanês, logo após deixar o debate realizado pela emissora no último dia 15, no Teatro B32. Em eventos e gravações promovidos pela emissora, é de praxe a contratação de ambulância", diz a nota.
Assessoria de Marçal confirma atendimento por ambulância. Ao UOL Confere, a assessoria do candidato informou que ele entrou em um carro de sua campanha em um primeiro momento, mas decidiu utilizar a ambulância oferecida pela TV Cultura para ser conduzido ao hospital. "Ele chegou a entrar no carro da sua escolta, mas, ainda no estacionamento entendemos que era melhor ir na ambulância que estava no local. Saímos do carro e entramos na ambulância logo em seguida e partimos rumo ao Sírio-Libanês", diz a nota.
Marçal postou vídeo do trajeto até hospital. O ex-coach publicou um vídeo do momento em que era levado ao hospital e recebia atendimento dentro de uma ambulância (aqui).
Candidato foi levado ao Sírio-Libanês. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital (aqui), Marçal teve "traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas".
Marçal recebeu alta na manhã seguinte à agressão. O candidato do PRTB "foi avaliado pelas equipes de clínica médica e de ortopedia e está de alta hospitalar", completa o boletim, divulgado às 11h47 de segunda (16).
Viralização. Até a tarde desta quarta-feira (18), uma publicação no Instagram tinha mais de 5.000 curtidas e cerca de 130 mil visualizações.
Este conteúdo também foi checado por Estadão.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.