Vídeo de mulher agredindo outra é de 2020 e não tem relação com eleição
É falso que um vídeo mostre uma mulher agredindo outra por não ter votado em determinado candidato, como sugerem posts compartilhados nas redes sociais.
A gravação, de 2020, mostra uma briga em Magé, na Baixada Fluminense (RJ), por causa de comentários em uma rede social. Na época, a desinformação já havia sido desmentida por outros serviços de verificação de fatos.
O que diz o post
O vídeo mostra uma mulher saindo de um carro com adesivo de candidato e agredindo outra.
O post tem a seguinte legenda sobreposta: "Se você pegou os 100 da vereadora e não votou nela, é melhor se esconder. série da vida real Assis Sp"
Por que é falso
Vídeo antigo mostra briga na Baixada Fluminense. Ao contrário do que possam sugerir as publicações, o vídeo não é recente. A gravação é de 2020, e o caso aconteceu em Magé (RJ), não em Assis (SP), como indica um dos posts desinformativos.
Briga não tem relação com as eleições municipais. Em 2020, o conteúdo também circulou fora de contexto e foi desmentido por serviços de verificação de fatos (aqui e aqui). Na época, o então delegado da 65ª DP (Magé), Ângelo José Lages Machado, disse à imprensa (aqui e aqui) que as duas mulheres trabalhavam com venda de comidas, e que a briga aconteceu porque uma dela teria publicado em uma rede social que a comida da outra tem gosto de baratas.
Procurada, a Polícia Civil informou que o caso havia sido encaminhado ao Juizado Especial Criminal.
Viralização. No Instagram, um post com o conteúdo desinformativo registrava mais de 264 mil visualizações nesta quarta-feira (9).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.