Boulos é impreciso ao citar gastos sem licitação e demissão de professores

O candidato Guilherme Boulos (PSOL), que concorre à Prefeitura de São Paulo, participou de uma sabatina UOL/Folha/RedeTV! após o prefeito Ricardo Nunes (MDB) cancelar sua presença no que deveria ser um debate.

O deputado federal comentou algumas imprecisões em suas falas. Confira a seguir a checagem do UOL Confere:

O UOL também mostrou quase R$ 6 bilhões que o Ricardo Nunes gastou em obras sem licitação

IMPRECISO. Boulos exagerou no valor. A reportagem do UOL citada por ele revelou que a gestão Nunes gastou R$ 4,9 bilhões em contratos emergenciais —que não exigem licitação (leia aqui). O gasto ocorreu entre 2021, quando o político assumiu a prefeitura, e o final de 2023.

Nós tivemos a demissão de 1.200 professores contratados da prefeitura.

IMPRECISO. De novo, o candidato exagerou no dado. O número de professores demitidos pela Prefeitura de São Paulo é menor do que o informado por Boulos. Ao todo, 675 profissionais tiveram seus contratos rescindidos nas últimas semanas pela gestão Nunes e outros 372 devem ser demitidos até o final do ano. Com isso, 1.047 devem ser desligados ao todo. As demissões ocorrem após o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) barrar a prorrogação do contrato de professores temporários (leia aqui).

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes