Vídeo é de casamento de influenciador, não do candidato petista em Olinda
É falso que o homem vestido de branco e véu em um casamento seja o candidato do PT à Prefeitura de Olinda (PE), Vinicius Castello, como afirmam publicações nas redes sociais.
O vídeo mostra a cerimônia de união entre o influenciador digital Hytalo Santos e o cantor Euro, realizado em Cajazeiras (PB), em 30 de novembro de 2023.
A checagem foi sugerida ao UOL Confere pelo WhatsApp (11) 97684-6049.
O que diz o post
Vídeo mostra um homem vestindo terno, capa e véu na cor branca caminhando em direção ao altar; há uma música religiosa ao fundo.
A legenda é: "Casamento do candidato a prefeito de Olinda Vinicius castello do PT Se casando com outro na igreja. *Ele entrou de véu e grinalda!*".
Por que é falso
Cenas são de casamento entre Hytalo Santos e Euro. Uma busca reversa (aqui) revela vídeos da cerimônia que ocorreu na cidade natal do influenciador Hytalo, Cajazeiras, no sertão paraibano. Além disso, postagens no Instagram dos noivos registraram o momento (aqui e aqui).
Famosos não compareceram à cerimônia. Em vídeo no canal do UOL no YouTube (aqui e abaixo), a reportagem do Splash traz o influenciador comentando o atraso de alguns convidados. O episódio também ficou conhecido pela ausência de famosos (aqui), como Virgínia Fonseca, Zé Felipe, Camila Loures, Melody, MC Mirella e Lucas Guimarães.
Convite personalizado com iPhone 15. Aparelhos de Iphone foram entregues aos convidados dentro de uma cuscuzeira personalizada (aqui e abaixo). Segundo reportagens, os gastos com os aparelhos e a festa totalizaram R$ 4 milhões (aqui e aqui).
Casamento chegou ao fim. Em agosto, o casal informou a separação (aqui).
Vinicius Castello comentou a desinformação. Em vídeo postado em seu perfil no Instagram, o candidato à Prefeitura de Olinda explicou que tem sido alvo de ataques a sua vida pessoal (aqui e abaixo).
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberA postagem também foi verificada pela Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
5 dicas para você não cair em fake news
Deixe seu comentário