Conteúdo publicado há 1 mês

Em extinção, panda-vermelho é contrabandeado em aeroporto na Tailândia

Pertencente a uma espécie ameaçada de extinção, um panda-vermelho foi encontrado, juntamente com outros 86 animais, em bagagens de contrabandistas num aeroporto da Tailândia.

O que aconteceu

O animal foi encontrado em uma mala durante inspeção da Alfândega no aeroporto de Suvarnabhumi, em Bangkok. A informação foi declarada em um comunicado do Departamento de Alfândega da Tailândia, publicado ontem no Facebook.

Outros 86 animais foram encontrados nas malas de seis cidadãos indianos. Eles acabaram presos por tentarem contrabandear animais vivos para fora do país, segundo a Alfândega.

A operação foi realizada na segunda-feira (4), quando os agentes encontraram os animais, entre eles um sagui-cabeça-de-algodão, um gato pescador e um filhote de urso Sulawesi nas malas dos supostos contrabandistas. Lagartos, cobras, pássaros, esquilos e morcegos também estavam entre os animais descobertos, informou o departamento.

Imagens captadas pelos agentes da Alfândega mostram os animais aprisionados em cestos de vime, recipientes de plástico e sacos de tecido, colocados em grandes malas com rodas. As malas deveriam ser carregadas em um avião que partiria para Mumbai, na Índia.

Os indivíduos suspeitos de contrabandear os animais violaram diversas leis, incluindo a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, que regula o comércio internacional de espécies selvagens de plantas e animais.

Os suspeitos também são acusados de tentar exportar animais vivos sem declará-los, e de violar as leis de controle de doenças animais, informou a Alfândega.

Répteis, anfíbios, e até aves, como papagaios, estavam sendo contrabandeados
Répteis, anfíbios, e até aves, como papagaios, estavam sendo contrabandeados Imagem: Reprodução/Redes Sociais/Departamento de Alfândega da Tailândia

Espécie em extinção

Nativos do leste do Himalaia e do sudoeste da China, os pandas-vermelhos estão listados como ameaçados de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza. As principais ameaças à sobrevivência da espécie são a perda, degradação e fragmentação do seu habitat, consequência da exploração humana e de alterações climáticas. A caça ilegal também é outro importante fator que contribui para a diminuição da população de pandas, informa a National Geographic.

Continua após a publicidade

Um relatório de 2018 da Traffic, uma organização não governamental que faz campanha contra o comércio ilegal e insustentável de espécies selvagens, concluiu que houve 1.346 apreensões de vida selvagem e produtos de vida selvagem no sector do transporte aéreo entre 2009 e 2016, segundo apurou a CNN.

Esta forma de tráfico de vida selvagem ocorreu em aeroportos de 136 países entre 2009 e 2017, afirma o relatório, com a Tailândia a registrar o segundo maior número desses incidentes no mundo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes