Topo

Chuvas entortam parte de passarela das Cataratas do Iguaçu; não há riscos

Turistas observam arco-íris nas cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), nesta segunda-feira (16) - Jorge Adorno/Reuters
Turistas observam arco-íris nas cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR), nesta segunda-feira (16) Imagem: Jorge Adorno/Reuters

Osny Tavares

Do UOL, em Curitiba

17/06/2014 11h13

A passarela sobre as Cataratas do Iguaçu, no Paraná, está liberada para visitação a partir desta semana. A estrutura estava interditada desde o dia 9, quando as chuvas que caíram sobre Paraná e Santa Catarina fizeram a vazão das cataratas aumentar 30 vezes.

Neste fim de semana, uma equipe de engenharia inspecionou a passarela. Os técnicos detectaram que a força da água e o choque com pedaços de árvore entortaram parte do parapeito de metal da estrutura, porém avaliaram que o dano não oferece risco aos turistas. As colunas e vigas que sustentam a passarela, feitas em concreto, não foram atingidas.

A direção do parque também usou o fim de semana para limpar espaços alagados após a cheia. O local mais atingido foi o Espaço Naipi, uma estrutura turística com mirante, elevadores e loja de lembranças. A equipe de limpeza retirou lama, galhos e troncos de árvore. Ainda não há estimativa de prejuízos.

O tempo segue instável no Paraná, com chuvas esparsas e previsão de novos temporais. A direção do parque não descarta novos bloqueios na passarela.

Nesta terça (17) pela manhã, as cataratas registram uma vazão de 7,5 milhões de litros por segundo, ainda cinco vezes acima do volume normal, de 1,5 milhão de litros. Na segunda passada, chegou a atingir 46 milhões de litros, um recorde histórico.