Av. Paulista será fechada para carros no domingo; saiba como vai funcionar

Do UOL, em São Paulo

  • TF2 Drone/Via WhatsApp

    Avenida Paulista fechada para veículos em 28 de junho

    Avenida Paulista fechada para veículos em 28 de junho

Não vai ter carro, não vai ter moto nem ônibus. A avenida Paulista estará aberta somente para pedestres e ciclistas neste domingo (23). É o segundo teste do tipo que a Prefeitura de São Paulo realiza em menos de dois meses. Os resultados podem levar a administração municipal a adotar a medida com mais frequência. O prefeito Fernando Haddad (PT) falou em implantar o esquema na via uma vez por mês.

O motivo da experiência é a inauguração da ciclovia da avenida Bernardino de Campos, prolongamento da Paulista no bairro do Paraíso. A nova via para bicicletas possui 900 metros e integra as ciclovias da Paulista e da rua Vergueiro. A da Paulista foi inaugurada em 28 de junho, data do primeiro teste de abertura da avenida para ciclistas e pedestres.

O domingo também marcará a inauguração de dois mirantes na Paulista: um atrás do Masp (Museu de Arte de São Paulo) e outro na praça dos Arcos.

As avenidas Paulista e Bernardino de Campos ficarão fechadas para veículos das 9h às 17h, em ambos os sentidos.

Estas experiências da prefeitura não são as únicas em que a Paulista é bloqueada para veículos. No domingo passado (16), por exemplo, ela foi fechada para a realização de protesto contra o governo federal.

As manifestações também levaram ao fechamento da via em 15 de março e 12 de abril. O mesmo ocorre anualmente na Parada Gay e na virada do ano por causa da Corrida de São Silvestre e dos shows do Réveillon.

Os hospitais já se mostraram favoráveis ao fechamento da Paulista para veículos aos domingos. Comerciantes e associações de moradores se opõem, no entanto, à medida. O Ministério Público pediu que a administração municipal não interdite o trânsito na avenida.

Envie o seu recado via WhatsApp (11) 97500-1925
  • A experiência de frequentar a avenida fechada
    Como é o lazer na Paulista sem os carros? Qual a maior vantagem disso? E qual a desvantagem? Sua rotina foi alterada? Mande uma mensagem em texto ou vídeo com o seu depoimento

Bicicletas

Para quem não tem bicicleta e quer pedalar na Paulista, há dois sistemas de retirada ou aluguel: o BikeSampa e o CicloSampa. O primeiro oferece cerca de cem bicicletas em 11 estações no entorno da avenida. Neste domingo, 20 bicicletas a mais serão colocadas à disposição, totalizando 120. Além disso, a equipe de manutenção e remanejamento será reforçada. O segundo sistema oferece em torno de 40 bicicletas em três estações na região.

Os dois projetos exigem cadastramentos prévios em suas páginas na internet. No BikeSampa, a primeira hora com a bicicleta é grátis. Acima desse tempo, é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada período de uma hora. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou bilhete único.

No CicloSampa, a primeira meia hora com a bicicleta é grátis. Acima desse tempo, é cobrada uma taxa de R$ 5 a cada período de 30 minutos excedidos. O pagamento é feito com cartão de crédito.

Trânsito e ônibus

Como em outros dias de fechamento da avenida Paulista, a alameda Santos será a principal alternativa para motoristas que desejam trafegar no sentido do bairro do Paraíso. No sentido Consolação, as ruas São Carlos do Pinhal e Cincinato Braga são as principais vias alternativas. As três dão acesso aos hospitais situados na região.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans, empresa responsável pelo sistema de ônibus da cidade, ainda não divulgaram os detalhes dos bloqueios e das mudanças de trajeto das linhas de ônibus que circulam pela região da Paulista. As informações devem ser divulgadas até o começo da noite desta sexta-feira (21).

As estações da linha 2-verde do Metrô situadas na Paulista funcionarão normalmente.

A inauguração da ciclovia da Paulista
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Paulista
Veja Álbum de fotos

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos