Topo

Deputada Flordelis chega para depor em caso do assassinato do marido

24.jun.2019 - Deputada Flordelis chega para depor sobre morte de marido - Marina Lang/UOL
24.jun.2019 - Deputada Flordelis chega para depor sobre morte de marido Imagem: Marina Lang/UOL

Marina Lang

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

24/06/2019 12h34Atualizada em 24/06/2019 12h46

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ) chegou na tarde de hoje na Divisão de Homicídios de Niterói e São Gonçalo para prestar depoimento na condição de testemunha sobre o assassinato do marido, o pastor evangélico Anderson do Carmo, 42, morto a tiros em 16 de junho.

Dois dos 55 filhos da parlamentar estão presos por suspeita de participação no crime. Segundo a polícia, Flávio dos Santos Rodrigues, 38, filho biológico de Flordelis e enteado de Anderson, confessou ter dado seis tiros no pastor, e Lucas dos Santos, 18, filho adotivo do casal, é suspeito de ter comprado a arma calibre 9mm usada no assassinato. O revólver foi achado em cima de um armário no quarto usado por Flávio na casa do casal.

Cerca de 20 pessoas vão prestar depoimento hoje, segundo a assessoria da deputada. Entre elas, estão alguns dos filhos, amigos próximos que frequentavam a casa e pessoas que trabalhavam lá. Eles estão chegando gradativamente à DH na manhã de hoje. Ainda de acordo com a assessoria da deputada, ela não cumpre agenda em Brasília nesta semana porque está "totalmente dedicada" a tentar elucidar o caso.

Na semana passada, Flordelis havia dito que queria justiça pela morte do marido "seja quem for [o assassino]". Depois disso, ela se manifestou pelas redes sociais, dizendo ser alvo de "calúnias" e "notícias confusas a cada minuto". A deputada também disse que acredita na inocência dos filhos presos. "Eu não quero acreditar e o meu coração de mãe me dá direito à esperança", explicou.

Câmeras de segurança mostram a noite do assassinato do pastor

UOL Notícias

Na última sexta-feira, a delegada Bárbara Lomba, responsável pela investigação, disse que acredita na participação de outras pessoas no crime, além da dupla detida. "O que nós já levantamos nas investigações nos indica que a ação criminosa toda não termina no Flávio e no Lucas", disse a delegada. "Porque eles não conseguiram esclarecer de forma completa, que convença realmente, que o crime foi praticado só por eles", resumiu.

A policial afirmou que todos os que estavam na casa estão sendo investigados, mas evitou adiantar nomes. Na quinta-feira, a TV Globo informou que um filho disse em depoimento que suspeita da participação de Flordelis e de três filhas no crime. A polícia não confirma a informação.

Imagens mostram que um casal, ainda não identificado, teria usado o mesmo carro que, 13 minutos depois, foi utilizado por Flávio para chegar à casa do casal. No intervalo de uma hora, as imagens mostram também a chegada de Lucas ao local, mas ele saiu minutos depois e não teria presenciado o crime, exibem que Flávio saiu correndo da casa e a saída de um carro que levava Anderson para o hospital após ser baleado.

A polícia ainda busca esclarecer a motivação do crime e também procura os celulares de Flávio e de Anderson que estão desaparecidos.