Topo

Esse conteúdo é antigo

Chuva em São Paulo derruba árvores, causa alagamentos e afeta CPTM

Tempo instável é acompanhado de rajadas de vento e deve continuar afetando a cidade até as primeiras horas da noite - Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Tempo instável é acompanhado de rajadas de vento e deve continuar afetando a cidade até as primeiras horas da noite Imagem: Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/01/2020 18h13Atualizada em 08/01/2020 20h15

A forte chuva que caiu em São Paulo na tarde de hoje deixou todas as regiões da cidade em estado de atenção e causou transtornos. Até as 18h52, segundo o Corpo de Bombeiros, a capital paulista contabilizava 55 quedas de árvores, 21 desmoronamentos e desabamentos e 89 chamados para enchentes e alagamentos.

Duas linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) operaram com dificuldades devido a inundações nos trilhos. Na Linha 11-Coral, os trens chegaram a circular com intervalos maiores entre as estações Guaianases e Estudantes. A situação já foi normalizada.

Na Linha 12-Safira, a circulação de trens foi interrompida - mas já retomada - entre as estações Jardim Romano e Engenheiro Manoel Feio. Agora, a linha opera em velocidade reduzida entre Brás e Calmon Viana.

Chuva em São Paulo - Gero Rodrigues/O Fotográfico/Estadão Conteúdo - Gero Rodrigues/O Fotográfico/Estadão Conteúdo
Imagem: Gero Rodrigues/O Fotográfico/Estadão Conteúdo

Às 17h36, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), a subprefeitura do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, entrou em estado de alerta por conta do transbordamento do Córrego Lajeado. O alerta foi suspenso quase uma hora depois, às 18h20.

No restante da cidade, o estado de atenção terminou às 19h50. O tempo segue instável e ainda há risco de deslizamento de terra onde o solo está encharcado.