Topo

Polícia investiga reabertura de comércio a mando de milícia no Rio

Anel com imagem do Batman é apreendido pela polícia do Rio com integrante da milícia Liga da Justiça - Rafael Moraes/Agência O Globo
Anel com imagem do Batman é apreendido pela polícia do Rio com integrante da milícia Liga da Justiça Imagem: Rafael Moraes/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

17/04/2020 19h05

Resumo da notícia

  • Paramilitares estariam extorquindo os comerciantes, apontam relatos
  • Governo do Rio prorrogou medidas de restrição até o dia 30

A Draco (Delegacia de Repressão às Organizações Criminosas) apura denúncias de ação de milícia na zona oeste do Rio de Janeiro. De acordo com os relatos, paramilitares estariam obrigando comerciantes a reabrir os seus estabelecimentos em meio à pandemia do coronavírus para extorqui-los, com cobranças de taxas.

Segundo reportagem da TV Globo, comerciantes dos bairros Gardênia Azul, Rio das Pedras e Muzema estão com as portas abertas por determinação dos milicianos. Em entrevista ao UOL, o delegado Gabriel Ferrando, titular da especializada, falou sobre a investigação sigilosa.

"Estamos no rastro das denúncias e apurando tudo que chega. Não posso passar detalhes, pois [a investigação] segue em sigilo. O que se sabe é que a milícia segue na praxe de extorsões. Isso só revela a sua faceta perversa, que sempre visou o lucro", disse o delegado.

Na última segunda-feira (13), o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), prorrogou até o dia 30 deste mês as medidas de restrição de circulação de pessoas em todo o estado. O decreto faz parte da política de enfrentamento à pandemia do coronavírus.

Ele mantém o fechamento de escolas públicas e privadas, creches e instituições de ensino superior. Também seguem proibidos eventos esportivos, shows e outras atividades que ocasionem a aglomeração de pessoas.

Cinemas, teatros, lonas culturais, shopping centers e academia de ginásticas também devem permanecer fechados. Os demais tipos de comércio estão autorizados apenas a fazer atendimentos em domicílio.

Rio já tem 341 mortes por covid-19

Nas últimas 24 horas, foram registradas 40 mortes por coronavírus no Estado do Rio. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro já contabiliza 341 óbitos e 4.349 casos de pessoas com a doença, segundo dados atualizados hoje (17) à tarde. Ainda há outras 150 mortes em investigação.

Já são 2.141 mortes no país. Nas últimas 24 horas, foram registrados 214 novos óbitos no país. Foi a maior quantidade de mortos desde o começo da pandemia.