Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura de SP coloca 92% dos ônibus nas ruas para evitar superlotação

Movimentação de ônibus no Terminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo - Bruno Escolastico/Photopress/Estadão Conteúdo
Movimentação de ônibus no Terminal da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo Imagem: Bruno Escolastico/Photopress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 10h03

A SPTrans colocou mais 1.705 ônibus para circular na cidade a partir de hoje para conter a lotação da frota e a disseminação do novo coronavírus na capital paulista.

A medida é uma contrapartida à flexibilização da quarentena na capital, que deve levar a um aumento da circulação de pessoas no transporte público.

De acordo com o órgão, a cidade terá 11.828 ônibus circulando hoje. O número representa 92% da frota que rodava em São Paulo nos dias úteis antes das medidas de isolamento social que começaram a vigorar a partir da segunda metade de março.

Na última segunda-feira (8), a SPTrans colocou 71% da frota que rodava em São Paulo antes da quarentena nas ruas da capital. A média durante o período de isolamento social era de 65%.

Ontem, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo e o Ministério Público estadual (MP-SP) pediram para SPTrans utilizar toda a sua frota de ônibus para evitar a superlotação do transporte público.

"Esperamos que os órgãos e empresas do setor [de transportes] se responsabilizem em proteger a saúde das pessoas que precisam se deslocar para trabalhar, notadamente a população mais pobre, que mais necessita do transporte coletivo", disse ontem a defensora pública Estela Waksberg Guerrini.