PF cumpre mandados em imóveis ligados a chefes do PCC mortos no CE em 2018
A Polícia Federal cumpre na manhã de hoje 12 mandados de busca e apreensão em imóveis ligados ao PCC (Primeiro Comando da Capital) no Ceará, Minas Gerais e São Paulo.
A operação, batizada de Node, apura possível crime de lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas no Ceará. As investigações tiveram início após a morte dos chefes do PCC Rogério Jeremias de Simone, o "Gegê do Mangue", e Fabiano Alves de Souza, o "Paca", em fevereiro de 2018, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A ordem para matar Gegê do Mangue e Paca teria partido da cúpula do PCC, que suspeitava que a dupla estavfa desviando dinheiro da própria facção, segundo o MP-SP (Ministério Público de São Paulo).
A partir das mortes, a investigação da PF identificou que haveria outros integrantes da organização criminosa com atuação no Ceará que, junto com Gegê do Mangue e Paca, teriam movimentado valores superiores a R$ 8 milhões, em bens móveis e imóveis, além da grande quantidade de dinheiro ilícito em contas dos investigados e de laranjas.
Imagens divulgadas pela PF mostram policiais cumprindo os mandados, expedidos pela Justiça Federal, em imóveis de luxo.
De acordo com a PF, a operação faz parte da estratégia de atacar o patrimônio da facção com o objetivo de enfraquecê-la.
"O enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado por meio da desarticulação patrimonial, juntamente com a prisão de lideranças e a cooperação internacional, objetivam causar maior impacto no âmbito da segurança pública do que aquele causado somente pela apreensão de drogas", informou a PF em nota.
O nome da operação faz alusão à Terra de Node, onde Caim foi viver após ser expulso do convívio de sua família.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.