Topo

Esse conteúdo é antigo

Em fim de semana sem Operação Descida, fluxo cai 21%, diz Ecovias

Em fim de semana sem Operação Descida, fluxo cai 21%, diz Ecovias - Reprodução/Ecovias
Em fim de semana sem Operação Descida, fluxo cai 21%, diz Ecovias Imagem: Reprodução/Ecovias

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/03/2021 20h30

Após o governo de São Paulo determinar a suspensão da Operação Descida, o fluxo de carros no sistema Anchieta-Imigrantes, que liga a capital à Baixada Santista, foi 21% menor em relação ao fim de semana passado, informou hoje a concessionaria Ecovias, responsável pelo trecho que dá acesso ao litoral sul paulista.

Pouco mais de 88,1 mil veículos passaram pelas estradas do sistema até 9h deste domingo (21). No fim de semana passado, cerca 111,9 mil veículos desceram a serra, o que representa uma redução de 21%. O número representa ainda uma diminuição de 34% da média histórica do trecho neste mesmo período.

Este foi o primeiro final de semana com a suspensão da Operação, que costuma dedicar mais faixas da rodovia para carros com destino ao litoral.

Na última sexta-feira, o governo de São Paulo anunciou a medida, mas o vice-governador, Rodrigo Garcia, confirmou que a gestão deve estender a decisão por um período maior.

Hoje, o prefeito de Santos, Rogério Santos, afirmou que, pelas câmeras de monitoramento da cidade, foi possível perceber uma redução no número de pessoas chegando à cidade neste fim de semana.

"Pelas câmeras de monitoramento vemos que as ruas da cidade estão mais vazias, e que realmente foi efetivo a questão da operação descida e das blitz. Imagens mostrando a cidade de Santos vazia, desde ontem a noite, poucas pessoas entrando na cidade de Santos.", disse em entrevista à CNN Brasil na tarde de hoje.

Lockdown na Baixada Santista

Na próxima terça-feira, as nove cidades da da Região Metropolitana da Baixada Santista entrarão em lockdown. As medidas valerão até o dia 04 de abril.

Estabelecimentos funcionarão com horários restritos. Supermercados que tenham a sua capacidade suprida com 70% dos produtos essenciais (alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal), padarias, açougues, mercados, mercearias, distribuição em atacado de gás GLP em botijões e água envasada, só poderão funcionar de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h.

De acordo com o prefeito de Santos, aos fins de semana, apenas farmácias e postos de gasolina poderão funcionar. A Guarda Municipal e a Polícia Militar farão o policiamento para garantir o cumprimento das regras determinadas com o decreto do lockdown.

A circulação de pessoas será permitida para aquisição de medicamentos; atendimento ou socorro médico de pessoas ou animais; embarque e desembarque em terminal rodoviário; atendimento de urgências e necessidades inadiáveis e prestação de serviços permitidos no decreto municipal.

"O decreto é importante, porque cria sanções, com multas de 300 reais a 10 mil reais, inclusive detenção. As pessoas que não aceitam as regras são levadas a delegacia. A efetividade da ação depende do atendimento da população.", disse Rogério Santos.