Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher é resgatada após viver 9 meses em condições análogas à escravidão

Mulher que vivia sem remuneração e se alimentava de restos reencontrou mãe em Aeroporto de Minas Gerais - Reprodução/Polícia Civil
Mulher que vivia sem remuneração e se alimentava de restos reencontrou mãe em Aeroporto de Minas Gerais Imagem: Reprodução/Polícia Civil

Juliana Siqueira

Colaboração para o UOL,em Belo Horizonte

30/03/2021 10h28

Uma mulher de 34 anos, moradora de Mateus Leme (MG), foi resgatada após viver cerca de nove meses em situação análoga à escravidão. Informações iniciais dão conta de que ela foi levada à força para Campo Grande (MS) por uma idosa de 70 anos, ex-patroa da mãe dela.

Na casa onde vivia sem que lhe fosse dado chance de sair, a vítima fazia trabalhos domésticos não remunerados e se alimentava com restos de comida. Além disso, também não podia conversar com outras pessoas. Os contatos que ela tinha salvos no celular foram todos apagados, segundo os relatos das autoridades.

Conforme as investigações da polícia, a mulher conseguiu fugir no dia 21 de março, um domingo, após ter permissão para ir à igreja e se perder. Ela pediu socorro pelas ruas e foi auxiliada por pessoas de uma igreja. A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Campo Grande foi acionada e, posteriormente, também a Delegacia de Polícia Civil em Mateus Leme.

De acordo com informações da polícia mineira, a mãe da vítima foi procurada após conhecimento dos fatos. Ela chegou a registrar um boletim de ocorrência em fevereiro deste ano, mas as informações não davam sinais de que um crime havia sido cometido. O conteúdo não falava em desaparecimento, mas somente que a filha não fazia contato há um tempo e que o paradeiro dela era desconhecido.

Após as investigações da Polícia Civil de Minas Gerais e da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, a vítima foi colocada em um avião e desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). Ela foi recebida pela mãe e pelos policiais.

"Estou muito feliz", disse a mãe dela, conforme vídeo gravado pela polícia. "As pessoas estão me dando uma força moral em tudo o que eu mais necessitava".

Após chegar a Minas Gerais, a vítima recebeu atendimento médico. Ela foi internada por apresentar um possível quadro de desnutrição.

O caso foi encaminhado à Polícia Federal. As investigações também se voltarão ao filho da idosa que manteve a vítima presa, pois ele teria envolvimento no crime. A justiça do trabalho também foi acionada.