Topo

Esse conteúdo é antigo

BH: copiloto morre na queda de aeronave no aeroporto da Pampulha

20.abr.2021 - Aeronave cai no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte - Corpo de Bombeiros
20.abr.2021 - Aeronave cai no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte Imagem: Corpo de Bombeiros

Do UOL, em São Paulo

20/04/2021 15h06Atualizada em 20/04/2021 17h48

Uma pessoa morreu na queda de uma aeronave no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, no início da tarde de hoje. A vítima fatal, E. A., de 76 anos, era o copiloto. Além dele, mais dois homens estavam a bordo.

Segundo os bombeiros, o piloto, G. S. N., tem aproximadamente 28 anos e estava conduzindo o voo em treinamento. Ele foi retirado consciente, mas em estado grave - com diversas lesões, fraturas e escoriações - e, por isso, foi preciso sedá-lo. O jovem foi encaminhado ao hospital João XXII pelo helicóptero Arcanjo do CBMMG (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais).

O jato é um Learjet modelo L35, fabricado em 1976, com capacidade para oito passageiros. Segundo o chefe das equipes que atuam no local, o trem de pouso da aeronave não abriu na hora da aterrissagem.

Os dois pilotos ficaram presos às ferragens e os bombeiros precisaram acessar a parte frontal da aeronave para retirá-los. A terceira vítima, O. M. P. F., de 31 anos, teve apenas ferimentos leves e não precisou ser levado para o hospital.

Bombeiros tentam retirar piloto  - Corpo de Bombeiros - Corpo de Bombeiros
Bombeiros tentam retirar piloto da cabine da aeronave que caiu no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte
Imagem: Corpo de Bombeiros

Aeronave cai 1 - Corpo de Bombeiros - Corpo de Bombeiros
Aeronave cai no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte
Imagem: Corpo de Bombeiros

"A informação que nos foi passada é que este avião estava realizando toques e arremetida, que é pousos e decolagens. Em um dado momento, ele foi efetuar o pouso e ultrapassou os limites da pista", informou o major Fabio Alves Dias, comandante do batalhão de Operações Aéreas do CBMMG.

O trabalho de resgate, conforme o major, foi intenso e os bombeiros enfrentaram dificuldades para acessar as vítimas. Por conta da colisão, o painel "veio para cima dos pilotos e os bancos chegaram mais próximos também do painel, fazendo com que eles ficassem presos às ferragens e à fuselagem da aeronave".

Aeronave cai 2 - Corpo de Bombeiros - Corpo de Bombeiros
Aeronave fica partida após cair no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte
Imagem: Corpo de Bombeiros

Segundo nota encaminhada pela Infraero, a aeronave fazia um voo teste. A pista do aeroporto ficou interditada entre as 13h55 e 14h29. O acidente será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

De acordo com o registro da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ela pertence à Sequip Locação Segura Ltda, teve operação negada para táxi aéreo e tem CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) válido até março de 2022.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A aeronave citada no texto não é um Cessna, como informou o texto anteriormente e a chamada na home-page. Trata-se de um Learjet. A informação foi corrigida.