BH: copiloto morre na queda de aeronave no aeroporto da Pampulha
Uma pessoa morreu na queda de uma aeronave no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, no início da tarde de hoje. A vítima fatal, E. A., de 76 anos, era o copiloto. Além dele, mais dois homens estavam a bordo.
Segundo os bombeiros, o piloto, G. S. N., tem aproximadamente 28 anos e estava conduzindo o voo em treinamento. Ele foi retirado consciente, mas em estado grave - com diversas lesões, fraturas e escoriações - e, por isso, foi preciso sedá-lo. O jovem foi encaminhado ao hospital João XXII pelo helicóptero Arcanjo do CBMMG (Corpo de Bombeiros de Minas Gerais).
O jato é um Learjet modelo L35, fabricado em 1976, com capacidade para oito passageiros. Segundo o chefe das equipes que atuam no local, o trem de pouso da aeronave não abriu na hora da aterrissagem.
Os dois pilotos ficaram presos às ferragens e os bombeiros precisaram acessar a parte frontal da aeronave para retirá-los. A terceira vítima, O. M. P. F., de 31 anos, teve apenas ferimentos leves e não precisou ser levado para o hospital.
"A informação que nos foi passada é que este avião estava realizando toques e arremetida, que é pousos e decolagens. Em um dado momento, ele foi efetuar o pouso e ultrapassou os limites da pista", informou o major Fabio Alves Dias, comandante do batalhão de Operações Aéreas do CBMMG.
O trabalho de resgate, conforme o major, foi intenso e os bombeiros enfrentaram dificuldades para acessar as vítimas. Por conta da colisão, o painel "veio para cima dos pilotos e os bancos chegaram mais próximos também do painel, fazendo com que eles ficassem presos às ferragens e à fuselagem da aeronave".
Segundo nota encaminhada pela Infraero, a aeronave fazia um voo teste. A pista do aeroporto ficou interditada entre as 13h55 e 14h29. O acidente será investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).
De acordo com o registro da aeronave na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), ela pertence à Sequip Locação Segura Ltda, teve operação negada para táxi aéreo e tem CVA (Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade) válido até março de 2022.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.